scorecardresearch ghost pixel



Mais 2,7 milhões receberão o Auxílio Brasil e fila será zerada em janeiro

Ministério da Cidadania confirma a inclusão de milhões de novos beneficiários e fim da fila de espera até o fim deste mês.



Cerca de 2,7 milhões de famílias que estão na espera para receber o Auxílio Brasil serão incluídas no programa ainda em janeiro. O Ministério da Cidadania confirmou a informação e anunciou que a medida dará fim à fila para entrar na folha de pagamento da iniciativa.

Leia mais: Posso receber o vale-gás sem fazer parte do Auxílio Brasil?

Com a inclusão dos novos beneficiários, o programa criado para substituir o extinto Bolsa Família atenderá mais de 17 milhões de brasileiros em situação de pobreza ou extrema pobreza. Os depósitos da próxima parcela começam em 18 de janeiro e seguem até o dia 31 do mesmo mês.

Os cidadãos que desejam verificar se foram incluídos nesse lote devem acessar o site ou aplicativo do programa e informar seu CPF. Para ser aprovado, é necessário estar com os dados devidamente atualizados no Cadastro Único (CadÚnico).

“Vale lembrar que o Auxílio Brasil, como programa permanente, terá ingresso recorrente de novos beneficiários. O ingresso e a permanência das famílias ocorrem a partir da inscrição no Cadastro Único”, lembrou o Ministério da Cidadania em nota.

Molde dos pagamentos

Em dezembro, o governo federal cumpriu sua promessa de pagar o valor mínimo de R$ 400 por família. A expectativa é de que a quantia seja mantida nos próximos meses, embora o texto que cria a medida afirme que sua concessão “está condicionada à disponibilidade orçamentária”.

Assim como já ocorria com o Bolsa Família, o novo benefício será repassado de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) dos beneficiários. A ordem vai do 1 ao 0, sendo um dia do mês reservado para cada grupo.

A parcela fica disponível para resgate por 120 dias, a contar da data de depósito. Caso não seja retirado dentro do prazo, o valor é devolvido para os cofres públicos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário