Muitas pessoas erram feio quando tentam limpar alguma tela, seja da televisão, notebook ou celular. E uma das consequências desse processo são os arranhões que aparecem e que podem, inclusive, danificar o aparelho permanentemente.
Leia mais: Queijo caseiro delicioso com apenas 2 ingredientes; Veja como prepará-lo
As telas, não importa como são utilizadas, acabam se sujando facilmente, seja por causa do excesso de toque das nossas mãos ou em razão de muita poeira. Por isso, é muito importante saber como limpar essa peça e garantir que ela dure o máximo de tempo possível.
Como limpar uma tela sem arranhar ou danificar o aparelho
O primeiro da passo da limpeza segura de telas é na seleção dos itens, que são:
- Pano de microfibra (pano amarelinho);
- Hastes flexíveis (uma dica é o cotonete);
- Água.
Com as coisas à disposição, hora de colocar as mãos na massa. Primeiro, é fundamental desligar o aparelho antes de dar início à limpeza. Em relação à televisão, caso ela esteja apenas empoeirada, somente o pano de microfibra basta para deixar o aparelho limpo.
Para isso, faça movimentos leves e sempre na mesma direção. Ou seja, opte pela horizontal ou vertical, nunca movimentos circulares. Isso, vale ressaltar, é uma das principais causas de arranhões em telas.
No caso de lugares onde o pano não alcança, utilize o cotonete, principalmente entre os cantos e bordas. Pronto! Se a questão da sujeita envolver apenas poeira, basta um pano de microfibra e movimentos na mesma direção para dar conta do recado.
Mas, se por outro lado, houver a incidência de sujeiras mais agressivas, será preciso umedecer levemente o pano. No entanto, é importante ficar atento à quantidade de água, pois isso pode danificar o aparelho. Outra dica é recorrer ao álcool isopropílico para obter melhores resultados.