A nova rodada do Auxílio Brasil será paga a partir da próxima semana para mais de 17 milhões de brasileiros. O programa voltará a contemplar cada família com o valor mínimo de R$ 400, seguindo as mesmas regras do último depósito.
Leia mais: Saiba como aposentados e pensionistas podem solicitar a isenção do IPTU
A diferença adotada em janeiro é que mais de 2,7 milhões de beneficiários serão incluídos na folha de pagamento da iniciativa. Com a medida, o governo pretende zerar a lista de espera para receber o benefício.
Calendário do Auxílio Brasil
Assim como era feito durante a vigência do extinto Bolsa Família, a liberação ocorre na ordem do último dígito do Número de Identificação Social (NIS) do cidadão. Outra característica que foi mantida é o cronograma, que sempre abrange os dez últimos dias úteis do mês.
Veja as datas de pagamento do benefício em janeiro:
- NIS final 1: dia 18 de janeiro;
- NIS final 2: dia 19 de janeiro;
- NIS final 3: dia 20 de janeiro;
- NIS final 4: dia 21 de janeiro;
- NIS final 5: dia 24 de janeiro;
- NIS final 6: dia 25 de janeiro;
- NIS final 7: dia 26 de janeiro;
- NIS final 8: dia 27 de janeiro;
- NIS final 9: dia 28 de janeiro;
- NIS final 0: dia 31 de janeiro.
Como descobrir se fui aprovado?
A consulta do Auxílio Brasil para novos e antigos beneficiários pode ser feita pelo telefone ou pela internet. Confira os canais de atendimento:
- Central telefônica do Ministério da Cidadania, número 121;
- Central telefônica da Caixa Econômica Federal, número 111;
- Aplicativo Auxílio Brasil (disponível para Android e iOS).
O Auxílio Brasil é o novo programa de transferência de renda do governo federal, voltado para atendimento de pessoas em situação de pobreza ou extrema pobreza. Para ter acesso a ele, a família precisa estar inscrita no Cadastro Único (CadÚnico) e se enquadrar nas demais regras.