scorecardresearch ghost pixel



Novas classificações da CNH para 2022: veja quais são as novidades

A nova carteira vai começar a circular no Brasil em junho deste ano. mas os motoristas não precisam atualizar a CNH. Entenda.



A partir de 1º de junho os brasileiros vão poder contar com a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Apesar de a mudança começar a valer nos próximos meses, os motoristas não vão precisar fazer a troca imediata, somente quando for renovar ou pedir a segunda via da CNH.

Leia mais: Detran divulga lista de motoristas que terão CNH suspensa ou cassada

A nova CNH vai ter várias mudanças, incluindo a cor, que passará a ser verde e amarela. Outra novidade vai ser uma tabela para identificar todos os tipos de veículos que os motoristas estão autorizados a dirigir.

Nova CNH

As alterações na CNH foram publicadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) no Diário Oficial da União em dezembro do ano passado. Com as mudanças, na primeira coluna da carteira vai ter a categoria que o condutor está habilitado. Logo ao lado terá uma imagem do veículo.

Outra mudança é que no documento vai constar se o motorista tem apenas a permissão, que vai ser indicada pela letra P, ou se o documento é definitivo, pela letra D.

Algumas informações vão seguir como está no modelo atual, a exemplo do QR Code que armazena todas as informações relevantes sobre a CNH.

Mais uma grande mudança da nova CNH é a inclusão de categorias dos veículos. Agora serão num total de 14 combinações. Incluindo a combinação entre as letras e também o número 1.

Assim, apesar das alterações, o prazo de validade da CNH atual é o documento que continuará valendo. Dessa forma, nenhum motorista precisa procurar a atualização sem que esteja com a carteira vencida.

Além disso, os demais processos relacionados à CNH continuam da mesma forma. Por exemplo, as provas para habilitar o condutor, assim como os demais procedimentos de autorização para os motoristas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário