scorecardresearch ghost pixel



Novo calendário PIS/Pasep é aprovado; Consulte agora as datas e o valor

Conheça as datas de pagamento do benefício este ano e saiba como calcular o valor a receber por cada mês trabalhado.



O governo federal apresentou, no começo da semana passada, a proposta de pagamento do abono salarial PIS/Pasep 2022. O cronograma foi recebido e aprovado pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) na última sexta-feira, 7, oficializando assim as datas das liberações.

Leia mais: PIS/Pasep: é possível receber por meio do Caixa Tem?

A partir de agora, com a aprovação do calendário PIS/Pasep 2022, os trabalhadores elegíveis já sabem as datas de quando o pagamento do benefício estará disponível. Começam a receber no dia 8 de fevereiro os beneficiários nascidos em janeiro e receberão por últimos os aniversariantes de dezembro, com os depósitos acontecendo no dia 31 de março deste ano.

O abono salarial deste ano é referente ao ano-base 2020, ou seja, para quem trabalhou com carteira assinada neste ano em questão. No caso dos trabalhadores que exerceram atividade remunerada em 2021, e que aguardavam com expectativa a liberação do pagamento agora, deverão aguardar até 2023, quando serão feitos os depósitos referentes a esse ano-base.

Calendário de pagamento do PIS/Pasep 2022

Veja a seguir as datas de repasses dos benefícios aos trabalhadores elegíveis:

PIS – voltado para funcionários de empresas privadas

Mês de nascimento Data de pagamento do PIS
Janeiro 08 de fevereiro
Fevereiro 10 de fevereiro
Março 15 de fevereiro
Abril 17 de fevereiro
Maio 22 de fevereiro
Junho 24 de fevereiro
Julho 15 de março
Agosto 17 de março
Setembro 22 de março
Outubro 24 de março
Novembro 29 de março
Dezembro 31 de março

Pasep – destinado aos servidores da esfera pública

Número final da inscrição Data de pagamento do Pasep
0 15 de fevereiro
1 15 de fevereiro
2 17 de fevereiro
3 17 de fevereiro
4 22 de fevereiro
5 24 de fevereiro
6 15 de março
7 17 de março
8 22 de março
9 24 de março

Valor do PIS/Pasep

O valor do abono salarial PIS/Pasep será de, no máximo, R$ 1.212 – equivalente a um salário mínimo. A quantia será repassada para aqueles que trabalharam com carteira assinada a longo dos 12 meses de 2020.

Quem exerceu atividade formal por menos tempo irá receber o benefício de forma proporcional à quantidade de meses trabalhados no ano-base. Para saber o valor exato, basta dividir o salário mínimo por doze e depois multiplicar pelo número de meses trabalhados.

Veja o exemplo: uma pessoa que trabalhou com carteira assinada durante oito meses em 2020 terá  o seguinte cálculo: 1212 : 12 = 101 x 8 (quantidade de meses trabalhados) = R$ 808. Este será o valor que o cidadão receberá pelo benefício este ano.




Voltar ao topo

Deixe um comentário