scorecardresearch ghost pixel



O que fazer depois que a dívida caducou? Veja se continuar sem pagar vale a pena

A dívida caducou e você pensa que agora é melhor deixar os débitos para lá? Esse pensamento pode ser um grande erro. Entenda.



Tem dívida que dura tantos anos que caduca. Ou seja, é quando o débito passa de cinco anos sem ser quitado. Mas, o que muitos não sabem é que mesmo depois de todo esse tempo, a dívida pode sim ser cobrada. Por isso, se você ainda está em dúvida do que fazer, saiba que resolver a pendência pode ser a melhor saída.

Leia mais: Governo cria programa de renegociação de dívidas para MEI e empresas do Simples

Depois que a dívida caducou, o nome do credor precisa ser retirado da Serasa. Ou seja, a pessoa deixa de ter o nome sujo. Apesar disso, você ainda pode continuar sendo cobrado de diferentes formas.

Dívida caducou

É importante esclarecer que mesmo depois que a dívida caducou, o débito ainda continua existindo. Dessa forma, quem não resolve as pendências pode continuar com a fama de mau pagador, mesmo sem ter o nome sujo na praça.

Principalmente na empresa, que pode deixar o pagamento pendente na empresa por anos e mais anos. Mas, se outras empresas forem consultar os dados da pessoa, os débitos não vão ser informados.

Se a preocupação é com o score na Serasa, depois de cinco anos essa dívida que não foi quitada não influencia mais no somatório de pontos.

Apesar de tudo isso, deixar a dívida caducar nunca é a melhor saída. Porque, mesmo depois de todo esse prazo, a dívida ainda pode gerar novos processos de cobrança na Justiça. Ou seja, uma dívida que caducou é diferente de uma dívida que prescreveu.

Logo, quanto mais tempo durarem as dívidas, maiores podem ser as dores de cabeça. Por isso a dica é sempre quitar as contas. Se estiver difícil, tente negociar junto às empresas para evitar multas e juros com as contas em atraso.

No caso de dívidas contraídas com bancos, por exemplo, menos depois de cinco anos é bem provável que você tenha mais dificuldade em conseguir crédito. Até mesmo com outras instituições financeiras.

Assim, a melhor saída é limpar o nome, resolver as pendências e buscar mais créditos no mercado depois de controlar a vida financeira.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário