scorecardresearch ghost pixel



PIS/Pasep: confira quem tem direito ao benefício em 2022

O abono salarial do PIS/Pasep vai ser pago em fevereiro. Confira se você tem direito ao recebimento e como consultar os valores.



O saque do PIS/Pasep vai ser liberado a partir de fevereiro. O acesso ao dinheiro é um direito de toda aquela pessoa que trabalhou de carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano seguinte. Além disso, ter recebido no máximo dois salários mínimos.

Leia mais: Aprenda como consultar o PIS via CPF neste mês de janeiro

Tanto para quem recebe o PIS ou quem aguarda pelo abono salarial do Pasep, os valores serão pagos no mesmo mês. O calendário já foi divulgado e começa a partir de 5 de fevereiro.

PIS/Pasep 2022

O calendário para quem recebe o Pasep vai de 5 de fevereiro a 24 de março. O pagamento aos servidores públicos são pagos por meio do Banco do Brasil.

Já o PIS é de responsabilidade do Banco do Brasil, com calendário que vai entre 8 de fevereiro a 31 de março. Vale para os trabalhadores do setor privado.

O calendário foi divulgado depois da aprovação pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhadores. Assim, para saber quanto vai receber, o trabalhador precisa fazer o cálculo com base nos meses trabalhadores.

Por exemplo, quem trabalhou por 12 meses em 2020 recebe o valor cheio, que é de um salário mínimo. Quem trabalhou menos recebe a quantia proporcional.

A grande mudança neste ano é que o pagamento foi antecipado para fevereiro e março. E não no segundo semestre, como acontecia nos anos anteriores.
Para ter direito ao PIS/Pasep é preciso ter pelo menos cinco anos de cadastro e é necessário também estar com os dados em dia na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Quem é microempreendedor individual (MEI) ou autônomo não recebe o abono salarial do PIS/Pasep. Para confirmar os valores e se tem direito, é só acessar os canais de atendimento da Caixa ou por meio do site “Meu INSS”, do governo federal.




Voltar ao topo

Deixe um comentário