O pagamento do abono salarial PIS/Pasep é esperado por milhões de brasileiros que ficaram sem a grana extra em 2021. No ano passado, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) decidiu adiar os pagamentos para 2022 como forma de poupar dinheiro.
Leia mais: As 5 funções mais esperadas para o WhatsApp em 2022
Agora, a expectativa é de que quem trabalhou com carteira assinada em 2020 possa receber os valores em breve. O Ministério da Economia planeja viabilizar essa liberação a partir de janeiro, já considerando o novo salário mínimo de R$ 1.212.
Quem tem direito ao PIS/Pasep?
O benefício é um direito de todos os trabalhadores que atuaram com carteira assinada ou como servidores públicos no ano-base considerado, e que cumprem os requisitos abaixo:
- Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- Ter trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base;
- Ter recebido até dois salários mínimos por mês, em média, no ano-base;
- Estar com os dados informados corretamente pela empresa na RAIS.
Quando serão feitos os pagamentos?
Sem novas confirmações do governo, a previsão continua sendo de que os repasses terão início agora em janeiro. Além do abono referente a 2020, também há chances de liberação dos valores do ano-base 2021, o que significa que os trabalhadores podem receber o benefício em dobro.
Para descobrir o valor do seu abono salarial PIS/Pasep, basta dividir o salário mínimo atual por 12 e multiplicar o resultado pela quantidade de meses trabalhados em 2020.