scorecardresearch ghost pixel



Posso misturar etanol e gasolina no mesmo tanque?

Será que não tem problema misturar gasolina e etanol no motor do carro? Veja quem pode e quem não pode fazer isso na hora de abastecer.



Uma pergunta muito comum entre os proprietários de carros flex é sobre a mistura de combustíveis. Ainda que o veículo tenha sido projetado para rodar com etanol e com gasolina, será que tudo bem misturar os dois?

Pode misturar etanol e gasolina no tanque?

Primeiramente, saiba que é permitido 27% de álcool (etanol) na gasolina comum. Isso acontece já no processo de produção da gasolina. Ou seja, ela já viria “batizada” de fábrica.

Essa prática surgiu ainda no século passado como forma de minimizar o impacto no valor do petróleo. Como o etanol é mais barato, ele interferiria diretamente no valor da gasolina.

Além disso, a adição correta de etanol à gasolina pode melhorar o desempenho do combustível. Em outras palavras, o combustível gerado da mistura é de melhor qualidade.

Etanol na gasolina gera menos CO2

Outro bom motivo está nos impactos ambientais. Todo o gás CO2 emitido pelo etanol é neutralizado pelas próprias plantações de cana. Esse balanço energético permite ao etanol ser uma energia muito pouco poluente do ar.

Vale destacar que o Brasil é o país pioneiro na larga utilização do etanol em automóveis desde 1970. Além de ser um dos que mais utiliza o produto, o país é o segundo maior produtor do mundo.

Mas afinal, pode misturar ou não?

Pensando na mistura dos combustíveis já na bomba, essa prática só pode ser feita em carros flex. Ou seja, quem tem veículo que comporta os dois tipos de combustíveis, pode misturá-los à vontade.

Contudo, se seu veículo não é flex, jamais faça esse tipo de mistura. A gasolina e o etanol possuem diferentes formas de queimar e de gerar a propulsão para o automóvel. Apenas motores específicos têm capacidade de suportar a diferença entre os dois pontos de combustão.

Dessa forma, se seu carro é flex não há problemas. O melhor é fazer as contas para saber qual das duas opções é a economicamente mais viável no momento.




Voltar ao topo

Deixe um comentário