No fim do ano passado, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) passou por algumas mudanças, entre elas a reformulação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A nova CNH vai ganhar um visual diferente, com cores novas e semelhanças com o padrão das habilitações internacionais, podendo o brasileiro usar a sua carteira normalmente em outros países.
Leia mais: Novas regras: O que muda no Código de Trânsito Brasileiro em 2022
Prazos para a renovação da CNH
Os novos prazos para a validade do documento já estão em vigor, por isso é extremamente importante que os condutores se atentem às mudanças. As novas regras são:
- Condutores com idade inferior a 50 anos: devem renovar a CNH a cada 10 anos;
- Condutores com idade entre 50 e 70 anos: devem renovar a CNH a cada 5 anos;
- Condutores com idade superior a 70 anos: devem renovar a CNH a cada 3 anos.
Novo modelo da CNH
O novo documento poderá ser emitido na versão digital, impressa ou nas duas formas, dependendo da preferência do motorista. Ela terá cores novas e informações adicionais impressas no documento, de forma que o modelo novo se aproxime ainda mais dos padrões internacionais. Confira as mudanças que poderão ser encontradas na CNH:
- Documento com tons verdes e amarelos;
- A nacionalidade do condutor será adicionada;
- Identificação de línguas estrangeiras;
- Poderá ser digital ou impressa, sendo que ambas serão válidas;
- A assinatura ficará logo abaixo da foto do titular;
- Para evitar a falsificação, alguns detalhes só poderão ser vistos sob luz ultravioleta;
- Informação impressa sobre as categorias de veículos que o motorista pode conduzir.
As categorias dos veículos que os motoristas são habilitados a dirigir também sofreram alterações. Agora serão 14 combinações junto as atuais letras indicativas (A, B, C, D e E).
Contudo, é importante lembrar que a CNH antiga ainda é válida em todo o território nacional, e somente será exigido o documento novo no ato da renovação da habilitação.