scorecardresearch ghost pixel



CNH Social abre 2 mil vagas para tirar a habilitação sem custo

Estado brasileiro oferece milhares de vagas para emissão gratuita da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).



O programa CNH Social chegou a mais um lugar do país, onde serão abertas 2.001 vagas para quem deseja tirar a habilitação de forma totalmente gratuita. Desta vez, serão atendidas pessoas de baixa renda moradoras de municípios do estado do Acre.

Leia mais: Confira quais são os direitos e benefícios para a pessoa autista

O Programa Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores será coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran AC), com o apoio da Secretaria de Assistência Social. Durante a apresentação do projeto, a presidente do Detran AC, Taynara Martins, falou sobre sua importância.

“Estamos não só entregando 2.001 CNHs para pessoas de baixa renda, mas estamos investindo na geração de empregos. Hoje a maioria dos jovens não tem oportunidade de trabalhar em seu primeiro emprego por não ter CNH”, disse.

CNH gratuita

O aprovado ficará isento de pagar as despesas e taxas envolvidas no processo para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Não haverá nenhum um custo para fazer o curso teórico de legislação de trânsito, as aulas práticas de direção, e nem os testes práticos (até três repetições).

O Detran fará parcerias com centros de formação de condutores, clínicas e outras instituições para viabilizar todas as etapas da formação. O programa CNH Social também existe em outros 15 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Quem pode solicitar a CNH Social?

Para concorrer às vagas, o cidadão precisa ter 18 anos ou mais, saber ler e escrever, estar inscrito no Cadastro Único e ter renda familiar de até dois salários mínimos. São três modalidades de participação:

  • Estudantil: alunos de 18 e 25 anos de idade que cursaram e concluíram o Ensino Médio na rede pública de ensino;
  • Rural: moradores da zona rural com inscrição no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico);
  • Urbana: moradores da zona urbana com inscrição no CadÚnico..

Vale destacar que 5% do total de vagas oferecidas serão reservadas para pessoas com deficiência (PcD).




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário