scorecardresearch ghost pixel



Motorista precisa renovar a CNH para incluir as novas categorias?

Versão atualizada do documento lançada em 2022 traz uma série de novidades, como mudanças na nomenclatura das categorias.



Assim como a carteira de identidade, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) também ganhou uma atualização no Brasil. A emissão do documento no novo formato já começou e ele tem validade em todo o território nacional, seja na versão física ou na digital.

Leia mais: FGTS do Futuro vai começar: veja as regras para comprar sua casa própria

Entretanto, além das mudanças no design da carteira de motorista e da inclusão de novos itens de segurança, uma novidade que chamou a atenção foi a adição de 13 categorias identificadas por códigos como A1, B1, C1 e BE. Afinal, a habilitação dos brasileiros ganhou subcategorias?

Tabela de categorias da CNH

Apesar de serem desconhecidos pela maioria dos condutores, esses códigos não significam que o país criou novas categorias ou subdividiu as anteriores. Por isso, não é necessário correr para atualizar o documento ou realizar qualquer processo adicional para se adequar.

Segundo Frederico de Moura Carneiro, diretor do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), não se tratam de subcategorias, e sim de códigos que seguem um padrão internacional. Ele explica que o objetivo é permitir que o “condutor seja facilmente identificado fora do Brasil”.

Dessa forma, as categorias da CNH não mudaram no Brasil e continuam sendo cinco, identificadas pelas letras A, B, C, D e E. A novidade serve meramente para facilitar a fiscalização por agentes de trânsito de outros países, conforme previsto na Resolução 886/21 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Necessidade de renovação

A emissão da nova CNH será realizada para todos os brasileiros ao longo dos próximos anos, à medida que os condutores precisarem substituir o documento antigo. Motoristas que estão com a habilitação dentro o prazo de validade podem continuar utilizando o modelo anterior normalmente.

Já a troca pela nova versão será feita no momento da emissão da segunda via ou na hora de tirar a primeira habilitação, no caso de quem ainda não tem uma. Também será emitida a carteira atualizada quando o condutor realizar alguma alteração, como incluir uma categoria.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário