Receitas SUPER fáceis de chá para abaixar o açúcar no sangue

Aprenda 4 receitas de chá que têm o poder de diminuir os níveis de açúcar no sangue. Essas receitas podem ajudar no tratamento do diabetes.



O diabetes é uma doença que afeta milhões de brasileiros e exige uma série de restrições alimentares. De forma bem resumida, o diabético deve evitar o consumo de alimentos ricos em açúcar. Isso porque há uma deficiência no processo de retirar a glicose do sangue.

Sendo assim, é preciso amenizar o nível de açúcar presente no organismo. Atividades físicas e alimentação balanceada são os melhores recursos para tratar e prevenir o diabetes. Por isso, vale a pena investir em alguns chás que tem poder para ajudar a eliminar a glicose excedente.

Chás naturais que ajudam a controlar o diabetes

Primeiramente, vale destacar que nenhuma receita de chá substitui o tratamento prescrito por um médico. Contudo, os chás listados aqui ajudam a potencializar os resultados e a prevenir diabetes em quem está sem a doença.

O melhor de tudo é que todas as receitas são 100% naturais e não oferecem qualquer risco. Claro que os chás precisam ser consumidos com moderação para evitar alguns efeitos colaterais. O consumo excessivo pode causar desconfortos, enjoos e outros sintomas.

Se tomadas em quantidades controladas, nenhuma dessas bebidas oferece contraindicações. Pelo contrário, os benefícios serão bem maiores.

Receitas de chás para baixar o açúcar no sangue

1 – Chá de canela

Ingredientes:

  • 1 pau de canela ou 1 colher de canela em pó;
  • 250 ml de água.

Preparo:

Ferva a água com a canela por 10 minutos. Desligue o fogo e espere a temperatura baixar para poder consumir.

2 – Chá de camomila

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de camomila;
  • 250 ml de água

Preparo:

Ferva a água e desligue o fogo. Acrescente a camomila e tampe a panela – deixe assim por 15 minutos. Coe o líquido e beba.

3 – Chá de erva mate

A erva mate produz o chá mais comum tomado no Brasil e pode ser utilizada para controlar o açúcar no sangue.

Ingredientes:

  • 3 colheres de erva mate;
  • 500 ml de água.

Preparo:

Leve a água ao fogo e desligue após ferver. Adicione a erva, tampe a panela e deixe descansar por 20 minutos. Coe o líquido e beba.

4 – Chá verde

Ingredientes:

  • 1 colher de sobremesa com folhas de chá verde;
  • 250 ml de água.

Ferva a água e desligue o fogo. Adicione as folhas, tampe a panela e deixe descansar por 10 minutos. Coe e beba na sequência.

Quais os benefícios de tomar chá

Existem muitos tipos diferentes de chá, cada um com seus próprios benefícios para a saúde. Alguns dos benefícios mais comuns incluem:

  • Chá verde: rico em antioxidantes chamados catequinas, que podem ajudar a prevenir doenças cardíacas e câncer, além de ajudar a perda de peso e melhorar a saúde mental.
  • Chá preto: também rico em antioxidantes, especialmente a teaflavina e a teanina, além de cafeína, que pode melhorar a função cognitiva e aumentar a concentração.
  • Chá branco: tem uma concentração ainda maior de antioxidantes do que o chá verde e preto, além de ser rico em polifenóis e flavonoides, que podem ajudar a prevenir doenças cardíacas e câncer.
  • Chá vermelho ou chá rooibos: é rico em antioxidantes e minerais, como ferro, zinco e potássio, além de ser uma boa fonte de vitamina C. Ele também pode ajudar a controlar o açúcar no sangue e a reduzir o risco de doenças cardíacas.
  • Chá de ervas: existem muitos tipos diferentes de chá de ervas, cada um com suas próprias propriedades medicinais. Alguns exemplos incluem chá de camomila, que pode ajudar a aliviar a ansiedade e o estresse, e chá de hortelã, que pode aliviar a dor de cabeça e melhorar a digestão.

Em geral, tomar chá é uma ótima maneira de hidratar-se, além de obter os seus benefícios nutricionais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário