scorecardresearch ghost pixel



Sisu, ProUni e Fies 2022: Confira as datas previstas para as inscrições

Programas são destinados aos cidadãos que querem ingressar no ensino superior, seja em instituições públicas ou privadas.



Milhares de pessoas aguardam com expectativa o início das inscrições do Sistema de Seleção Unificado (SiSU), do Programa Universidade Para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) deste ano.

Leia mais: Governo confirma abatimento de até 92% em dívidas do Fies

Até o momento, ainda não houve a divulgação de um calendário oficial pela Secretaria de Educação Superior (Sesu), do Ministério da Educação (MEC).

Porém, tendo como referência as edições passadas, bem como o período de divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, marcado para o dia 11 de fevereiro de 2022, existe a previsão de que as inscrições para cada um dos programas aconteçam nas seguintes datas:

  • SiSU: 15 a 18 de fevereiro de 2022;
  • ProUni: 22 a 25 de fevereiro de 2022;
  • Fies: janeiro ou fevereiro de 2022.

SiSU

O Sistema de Seleção Unificado (SiSU) é a porta de entrada para vagas de cursos oferecidos por instituições públicas de ensino superior. Para participar, o candidato deve ter feito a prova do Enem 2021 e não ter zerado a redação.

Segundo um levantamento feito pelo Portal Nacional da Educação, o Sisu 2022 ofertará mais de 100 mil vagas em mais de 40 universidades públicas.

ProUni

O Programa Universidade Para Todos (ProUni) foi criado para garantir o acesso ao ensino superior por pessoas de baixa renda. O programa oferece bolsas de estudos, que podem ser integrais (100%) ou parciais (50%), em instituições privadas de ensino superior.

Para concorrer a uma vagas, ao candidato deve ter feito o Enem 2021, ter obtido média igual ou superior a 450 pontos, não ter zerado a redação, além de possuir os critérios socioeconômicos e de renda elegíveis.

Fies

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) funciona como uma espécie de financiamento estudantil para quem deseja fazer um curso superior em instituições da rede privada de ensino.

Para participar, basta ter feito a prova do Enem entre 2010 e 2020, ter obtido média igual ou superior a 450 pontos, ter a renda necessária para se tornar elegível, além não ter tirado zero na prova de redação.




Voltar ao topo

Deixe um comentário