scorecardresearch ghost pixel



Tarifa social deve incluir mais de 11 milhões de famílias

Mais famílias de baixa renda vão ser incluídas no programa tarifa social, que dá descontos na conta de energia.



As famílias de baixa renda podem contar com o benefício da tarifa social, que dá descontos na conta de luz. Mas, para isso, é preciso ter o Cadastro Único (CadÚnico), que é o banco de dados do governo federal. Agora, o programa deve incluir mais de 11 milhões de famílias.

Leia mais: Economizou energia em 2021? Sua conta de luz pode ter desconto em janeiro

O anúncio da inclusão de mais famílias no programa social foi feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os descontos vão de 10% a 65% para os brasileiros de baixa renda.

Tarifa social

Com a inclusão de mais famílias na tarifa social, o número de beneficiados deve passar dos 23 milhões. Só no Rio de Janeiro, mais de 559 mil pessoas devem ser incluídas agora no programa social.

A inclusão de mais famílias vai ser feita por meio do cruzamento entre os dados do Ministério da Cidadania e as empresas distribuidoras de energia elétrica. Assim, a partir deste mês, quem atender todas as exigências do programa pode ser incluído no tarifa social.

Para saber se a sua conta de luz está inserida no programa é só conferir na própria conta do mês seguinte. É muito importante estar com os dados atualizados no Cadastro Único (CadÚnico) para que as chances de inclusão no programa aumentem.

Assim, desde que a inscrição passou a ser automática, as famílias podem ser incluídas também de forma direta desde que os dados estejam corretos no sistema do CadÚnico. Dessa forma, todos os meses será feito o cruzamento de dados que pode incluir mais famílias.

Além de terem inscrição no CadÚnico, a renda mensal tem que ser menor igual ou menor a meio salário mínimo. Além disso, as famílias que têm direito são aquelas que têm alguém em casa que precise de aparelhos elétricos ligados 24 horas por dia, desde que a renda mensal da casa seja de até três salário mínimos.

Pode receber a tarifa social a família que tenha algum integrante que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Veja como é feito o desconto na conta de energia de acordo com o consumo das famílias:

  • Primeiros 30 kWh/mês consumidos = 65% de desconto
  • O consumo acima de 30 kWh/mês até 100 kWh/mês = 40% de desconto
  • O consumo acima de 100 kWh/mês até 220 kWh/mês = 10% de desconto
  • O consumo acima de 220 kWh/mês = não tem desconto




Voltar ao topo

Deixe um comentário