scorecardresearch ghost pixel



Economizou energia em 2021? Sua conta de luz pode ter desconto em janeiro

Famílias que reduziram o consumo de energia entre setembro e dezembro de 2021 receberão bônus das distribuidoras.



Consumidores que reduziram seu consumo de energia elétrica em 2021 receberão descontos na conta de luz de janeiro. O benefício faz parte de um programa criado pelo governo federal durante o auge da crise hídrica no país, em parceria com as distribuidoras de energia.

Leia mais: Novo salário mínimo altera CadÚnico, abono PIS/Pasep e outros benefícios

Os clientes que reduziram seu consumo em pelo menos 10% entre setembro e dezembro de 2021, em relação ao mesmo período de 2020, serão beneficiados. O desconto será garantido até o limite de 20% de economia.

Cada quilowatt-hora (kWh) do volume de energia economizado dentro da meta resultará em abatimento de R$ 0,50 na conta de luz. Vale lembrar que o percentual de economia considera a soma do consumo registrado nos últimos quatro meses do ano.

“O bônus apurado será informado na conta de luz referente ao mês de dezembro de 2021 e creditado como abatimento do valor a pagar na conta de luz subsequente”, explicou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ou seja, a diferença ser sentida na fatura referente a janeiro de 2022.

A Enel já confirmou que irá liberar o benefício na conta deste mês, mas não informou quantas pessoas foram contempladas com o desconto. Já a Light ainda não anunciou como fará o abatimento.

Público do programa

O programa foi criado para reduzir o consumo e ajudar clientes de baixa tensão (grupo B) e de média e alta tensão (grupo A), somente das classes de consumo residencial, industrial, comércio, serviços e outras atividades, rural e serviço público. Também puderam participar os consumidores residenciais com benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE).

Segundo a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), o desconto oferecido pelas distribuidoras deve chegar a R$ 1,62 bilhão no total.




Voltar ao topo

Deixe um comentário