scorecardresearch ghost pixel



Vaso sanitário entupido: descubra como resolver o problema em casa

Aprenda 3 técnicas infalíveis para desentupir o vaso sanitário. Elas podem ser feitas de forma prática sem a necessidade de chamar um encanador.



Uma das situações domésticas mais desagradáveis é quando o vaso sanitário está entupido. Seja por acúmulo de papel higiênico ou outro motivo, a verdade é que não dá para ficar com o vaso interditado.

Nessa hora começa a busca por métodos de desentupir o encanamento, os quais podem ser ainda mais desagradáveis. Por isso, aqui estão algumas técnicas infalíveis que vão te ajudar nessa hora.

Veja também: Aprenda a fazer desinfetante caseiro utilizando bagaço de limão

Antes de mais nada, se o encanamento da sua casa não for preparado para jogar papel no vaso, não faça isso. No Brasil, o papel higiênico é descartado em lixeiras, apesar de alguns locais utilizarem a própria tubulação. Neste caso, os canos são mais grossos e permitem que o resíduo passe sem que haja obstrução.

Do contrário, com o tempo, nenhuma receita simples será capaz de esvaziar a tubulação. Acredite, se ter o vaso entupido já incomoda, fazer obras para trocar canos é pior ainda. Então, os cuidados básicos devem ser tomados diariamente. Porém, mesmo sendo cuidadoso, às vezes o entupimento acontece.

Aprenda a desentupir o vaso sanitário de forma prática

Assim como o papel, evite jogar fio dental e qualquer outro material inorgânico pela descarga. O acúmulo desses itens pode causar entupimento severo, difícil de resolver com medidas caseiras, como advertido anteriormente.

Caso seu vaso tenha entupido de forma acidental, acalme-se, agora você vai descobrir o que deve ser feito.

1 – Desentupidor com vinagre e bicarbonato de sódio

Aqueça água até que ela ferva e reserve, o ideal é utilizar em torno de 4 litros de água. Jogue três colheres de bicarbonato no vaso sanitário e uma xícara de vinagre. Deixe que essa mistura aja por cerca de 15 minutos. Dê a descarga e jogue a água fervente junto com o fluxo do vaso. Repita o processo se for necessário.

2 – Use a temida soda cáustica (tenha cuidado)

Utilize soda cáustica líquida existente no mercado e despeje a quantidade indicada no vaso. Deixe agir e libere a descarga aos poucos, até que o fluxo de água normalize. Apenas tenha cuidado para não derramar soda nas roupas e no corpo. O produto é altamente tóxico.

3 – Água quente e detergente

Ferva 2 litros de água e adicione 2 copos de detergente depois de desligar o fogo. Pode usar sabão em pó, se quiser também. Jogue aos poucos enquanto aciona a descarga, até que a água comece a descer normalmente. Repita esse procedimento 3 vezes, mesmo que o fluxo tenha normalizado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário