scorecardresearch ghost pixel



Veja como aposentados podem conseguir isenção do IPTU

A isenção do IPTU pode ser uma possibilidade para os aposentados. Mas, cada caso deve ser analisado com base nas decisões das prefeituras.



O Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) permite alguns casos de isenção. Os aposentados, por exemplo, tem direito ao não pagamento. Para isso é preciso apresentar um Requerimento Eletrônico de Isenção por meio do Sistema de Isenção de Aposentados.

Leia mais: Saiba quem é obrigado a declarar o Imposto de Renda em 2022

Para pedir a isenção do IPTU é preciso ser aposentado, pensionista ou beneficiário de alguma renda vitalícia. Além disso, outra exigência é que a pessoa não tenha mais de um imóvel.

Todas essas regras precisam ser conferidas primeiramente junto à prefeitura. Isso porque os municípios podem adotar regras particulares de cobrança e isenção dos impostos.

IPTU para aposentados

Entre as regras para ter direito à isenção do IPTU, os aposentados precisam comprovar que fazem uso do imóvel como moradia. Além disso, no período do pedido a renda mensal do interessado não pode passar de três salários mínimos para ter a isenção total.

Outra possibilidade é a isenção parcial do IPTU. Sendo que nesses casos o aposentado pode receber no máximo 5 salários mínimos.

Além disso, outro detalhe é que o valor de venda do imóvel não pode passar de R$ 1.507.616,00. Outro requisito é que o imóvel esteja no nome do aposentado. Depois do pedido, os aposentados precisam acompanhar se a solicitação foi ou não aprovada.

Apesar de ser uma possibilidade, os interessados precisam conferir as regras que valem nas prefeituras de cada cidade. Mas essa é uma possibilidade na maior parte do Brasil, sendo um pedido quase sempre aceito pelas prefeituras desde que os aposentados cumpram com todos os requisitos exigidos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário