Sempre que chega um novo ano é hora de reunir toda a papelada dos últimos 12 meses para fazer a declaração do Imposto de Renda. O período está quase chegando e agora é uma boa hora para começar a reunir tudo o que é solicitado para facilitar o processo de declaração.
Leia mais: Receita libera consulta do lote residual do Imposto de Renda; veja se você recebe
O envio de toda a documentação tem que ser feito a partir de 1 de março. A data marca o início da declaração do IR de 2022. E todos precisam se atentar aos prazos da Receita Federal.
Imposto de Renda
Os contribuintes que declaram primeiro entram na lista inicial das restituições, logo depois dos grupos prioritários. Dessa forma, o ideal é reunir todos os documentos que precisam constar na declaração de 2022 o quanto antes, para não deixar nada de fora.
O melhor caminho é separar uma pasta para todos os meses do ano e deixar em cada divisória os documentos que são mais importantes para a declaração. Mas, se você ainda não tem esse costume, calma que ainda dá tempo.
A declaração tem que ser feita até 30 de abril. No ano passado, mais de 34,1 milhões de contribuintes fizeram a declaração do Imposto de Renda. Desse total, 60% receberam as restituições.
Assim, é hora de reunir todos os gastos como salários, aluguéis, prêmios de loteria, investimentos e outros documentos relevantes.
Também é preciso informar todo patrimônio em seu nome. Vale incluir ainda as despesas com plano de saúde, carro, casa, faculdade.
Além disso, é preciso informar uma conta bancária da mesma titularidade para receber a restituição do IR, caso seja o seu caso.
É importante deixar todos os dados atualizados, por exemplo, seu endereço residencial. Você pode fazer a declaração sozinho, diretamente pelo site da Receita Federal. Ou se tiver dúvidas e precisar de ajuda, o ideal é contar com a ajuda de um contador.