O governo federal sancionou em dezembro o Programa Auxílio Gás dos Brasileiros, também conhecido como vale-gás. A ajuda é destinada às famílias de baixa renda com dificuldades financeiras, inclusive na hora de adquirir um botijão de gás de cozinha de 13 kg.
Leia mais: Dica infalível para limpar o WhatsApp e deixá-lo mais leve
Os repasses do vale-gás vão começar no dia 18 de janeiro de 2022. O benefício terá valor de R$ 52 para quem tem o Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 1 e assim por diante. Já no dia 31 de janeiro, o pagamento será destinado para quem possui NIS terminado em 0.
Apenas as famílias que vivem nas cidades de Minas Gerais e Bahia, que tiveram decretada a situação de calamidade pública em razão das fortes chuvas, tiveram o benefício liberado antecipadamente.
Calendário Auxílio Gás 2022
A liberação do benefício é feita de acordo com o NIS. Veja a seguir as datas de pagamento para o mês de janeiro:
- Final NIS 1: 18 de janeiro;
- Final NIS 2: 19 de janeiro;
- Final NIS 3: 20 de janeiro;
- Final NIS 4: 21 de janeiro;
- Final NIS 5: 24 de janeiro;
- Final NIS 6: 25 de janeiro;
- Final NIS 7: 26 de janeiro;
- Final NIS 8: 27 de janeiro;
- Final NIS 9: 28 de janeiro;
- Final NIS 10: 31 de janeiro;
Vale destacar que os repasses acontecerão a cada dois meses e com duração de cinco anos, totalizando 30 parcelas do benefício.
Como é feito o saque do Auxílio Gás?
Para quem está com dúvida sobre como sacar o Auxílio Gás, saiba que existem duas formas simples. A primeira é utilizando o cartão e a outra é por meio de código gerado no aplicativo Caixa Tem.
Saque sem cartão: a retirada é feita por meio de aplicativo Caixa Tem e deve ser solicitado pelo celular. Para isso siga os seguintes passos:
- Selecione a opção “Saque sem cartão”, encontrada no menu inicial;
- Em seguida, clique em “gerar código para saque”;
- Informe o valor desejado do saque;
- Em seguida, digita a senha para liberar a solicitação;
- Vá até um caixa eletrônico e informe o código.
Outro método é indo em uma casa lotérica e solicitar ao atendente que libere o saque apresentando o código gerado e um documento de identificação.
Saque com cartão: até o momento, o governo não liberou um cartão específico para que os beneficiários possam sacar o novo auxílio. No entanto, eles podem resgatá-lo junto com o Auxílio Brasil, utilizando o cartão e senha do antigo Bolsa Família.