scorecardresearch ghost pixel



Veja o que pode deixar seu nome negativado e fuja das ciladas

Quem está com o nome negativado fica com várias restrições no mercado. Aprenda a ver como está a sua situação.



Ficar negativado é mais fácil do que muita gente pensa. São várias as situações que podem te deixar com o nome sujo na praça. E conhecer todas elas é o primeiro passo para evitar ser pego de surpresa com algum tipo de restrição no seu CPF.

Leia mais: Novo microcrédito Caixa vai oferecer até R$ 3 mil para negativados

O que a maioria das pessoas sabe é que deixar de pagar as contas é um dos motivos que pode te deixar com o nome sujo no mercado. Mas outras situações até mais rotineiras também podem deixar o CPF negativado.

Nome negativado

Seja por dívidas em aberto ou até mesmo cheques sem fundo, tudo isso pode ser situação suficiente para que você fique com o nome sujo.

Por exemplo, quem tem sociedade em alguma empresa que porventura venha a falir, também corre esse risco de ficar negativado. Isso porque o CNPJ das empresas estão atrelados ao CPF dos donos. Logo, pode ser uma reação em cadeia e deixar o seu nome com pendências na praça.

O motivo mais comum é quando as pessoas deixam de pagar alguma conta. Nesses casos, o CPF fica marcado nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa.

Depois que isso acontece, a pessoa negativa encontra uma série de barreiras no mercado. Como, por exemplo, a dificuldade em conseguir financiamentos imobiliários.

Até mesmo um atraso considerado simples, como a conta de internet, pode deixar o seu nome negativado. Ou seja, não precisa ser apenas grandes valores para ter o CPF marcado como mau pagador.

Nos casos de cheques sem fundo, a pessoa que não tem dinheiro para cobrir o cheque recebe uma notificação e tem prazo para resolver a pendência. Se isso não acontece, ela também pode ser negativada.

Para saber se você está com o CPF negativado é só acessar o site do Banco Central ou da Serasa e conferir se existe alguma pendência relacionada ao seu CPF. Se sim, busque formas de resolver o quanto antes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário