scorecardresearch ghost pixel



14º salário do INSS vem em março de 2022? Veja as últimas atualizações

O 14º salário do INSS ainda está em tramitação na Câmara dos Deputados. A demora adia ainda mais a expectativa de pagamento em 2022.



O projeto de lei que cria o 14º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está em tramitação na Câmara dos Deputados. O texto caminha a passos lentos e a previsão é de que o benefício não seja pago no mês de março, como era a expectativa inicial.

Leia mais: Atenção, aposentados: Governo vai mudar prova de vida do INSS

O 14º salário faz referência aos anos de 2020 e 2021. Como o texto demorou para ser analisado, o pagamento já venceu a previsão inicial. A nova proposta é que o dinheiro seja liberado nos meses de março de 2022 e no mesmo mês em 2023.

14º salário

Apesar da expectativa pelo pagamento, o texto segue em tramitação e dificilmente vai ser votado a tempo de liberar a quantia em março deste ano. Pelas incertezas, os segurados estão a cada dia menos esperançosos de que vão conseguir contar com esse benefício.

O 14º salário foi pensando como forma de auxiliar as famílias com um recurso emergencial por conta da situação econômica do Brasil diante da pandemia da Cobid-19. O vírus segue circulando, o desemprego continua sendo uma realidade. Mas, apesar disso, o projeto de lei teve pouco ou nenhum avanço.

Assim, pelo texto, se o projeto de lei for aprovado o pagamentos para os segurados deve ser retroativo. Assim, o valor pago agora em 2022 vai ter como referência o ano de 2020.

Já no ano que vem, os segurados podem receber a quantia relacionada ao ano de 2021. Mas, como o texto ainda está em tramitação na Câmara dos Deputados, é difícil ter uma nova previsão de quando os valores vão ser liberados para os segurados.

Assim, da maneira como está, a orientação é que os segurados não contem com essa quantia a mais no mês de março. Já que são poucas as chances de aprovação em tempo para o pagamento no mês que vem.




Voltar ao topo

Deixe um comentário