As pessoas que possuem labirintite costumam sentir enjoos, tonturas e náuseas, podendo até mesmo sofrer quedas. Esse problema possui relações com uma estrutura que faz parte do ouvido interno. Mas a informação mais curiosa é que a alimentação pode influenciar muito nesse quadro.
Leia ainda: Aprenda a fazer o suco de frutas vermelhas com maçã que ajuda a eliminar gordura no sangue
Por isso, hoje nós separamos cinco alimentos que podem melhorar a labirintite, reduzindo os sintomas. Entre os fatores relacionados a piora dos sintomas estão: o estresse, as doenças circulatórias, as infecções virais, os tumores e até mesmo a diabetes e a hipertensão, que são doenças que afetam os vasos sanguíneos e outras estruturas locais.
5 alimentos que podem melhorar a labirintite
É importante que as pessoas que têm esses quadros com frequência façam um adieta anti-inflamatória, justamente porque os sintomas são desenvolvidos por meio da inflamação do corpo. Ou seja, carnes processadas e alimentos que possuem muitas farinhas refinadas podem piorar o quadro.
Veja os melhores alimentos que possuem ação anti-inflamatória e que podem ser consumidos diariamente:
-
Frutas e vegetais
As frutas e os vegetais possuem nutrientes que são muito importantes para o bom funcionamento do nosso organismo. O licopeno presente em quase todos os vegetais e frutas é altamente anti-inflamatório, ajudando assim a evitar os episódios de labirintite.
-
Sementes
Algumas sementes podem ajudar: as de abóbora, gergelim, chia, girassol e linhaça possuem gorduras boas, que reduzem a inflamação no corpo.
-
Peixes
O salmão, o atum e a sardinha são ricos em Ômega 3, que além de melhorar o funcionamento do sistema nervoso, também é anti-inflamatório.
-
Alimentos integrais
Os alimentos integrais possuem fibras, vitaminas, minerais, antioxidantes e anti-inflamatórios que não só reduzem os sintomas da labirintite, como também previnem outras inflamações e doenças
-
Azeite de oliva
É rico em vitaminas e ômega 6, mas para garantir a ação anti-inflamatória é preciso que seja consumido com outros alimentos, o peixe, por exemplo.
É importante lembrar que esses alimentos são importantes na prevenção dos sintomas de labirintite, mas caso os sintomas estejam graves, é importante que se faça uma avaliação médica.