scorecardresearch ghost pixel



6 benefícios garantidos a aposentados e idosos que você desconhece

Alguns benefícios são direito dos aposentados. Mas, muitos desconhecem quais são eles. Separamos 6 para te ajudar.



Quanto mais a lei é conhecida, maiores são as chances de aproveitar bem todos os direitos. No caso de aposentados e idosos, alguns benefícios são assegurados sem que muitos deles tenham noção. Separamos uma lista com os 6 benefícios pouco conhecidos por boa parte dos segurados.

Leia mais: Caixa oferece vantagens para aposentados e pensionistas no consignado e cartão de crédito

A legislação garante descontos e isenções, por exemplo. É muitos idosos e aposentados passam anos sem saber que poderiam contar com tais benefícios simplesmente por desconhecimento da lei.

6 benefícios garantidos a aposentados e idosos

Vamos começar por um assunto que é preocupação de muita gente, principalmente na terceira idade e na aposentadoria. É o plano de saúde. Com a idade, as consultas ao médico se tornam mais corriqueiras e ter um bom plano é essencial. A boa notícia é que os aposentados têm o direito de manterem o mesmo plano de saúde que tinham enquanto eram trabalhadores de uma empresa.

Assim, quem contribuiu por mais de 10 anos tem direito à assistência médica e pode permanecer no mesmo plano desde que pague o valor integral da mensalidade.

Outro benefício que alguns desconhecem é o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). São poucas as condições de saque. Mas, a aposentadoria é uma delas. Além disso o saque pode ser do valor integral do fundo. Quem se aposentar e mesmo assim continuar trabalhando de carteira assinada na mesma empresa vai poder sacar o dinheiro todos os meses.

Além disso, outro direito é o adicional de 25% em casos de aposentadoria por invalidez. É uma ajuda para quem precisa de apoio de uma segunda pessoa e, por isso, tenha gastos adicionais.

Por exemplo, nos casos de paralisia, perda dos movimentos inferiores ou das mãos. Mas, nesses casos, é necessário passar por uma perícia médica para ter acesso ao dinheiro.

Mais um direito: quitação do imóvel para quem recebe aposentadoria por invalidez. Assim, se o trabalhador tem imóvel financiado, pode quitar o imóvel. Boa parte dos financiamentos tem seguro para esses casos.

Outro benefício é a isenção do IPTU, a depender da renda do aposentado. Com descontos de 30% a 100% em alguns casos.

Além disso, o aposentado tem direito a receber a aposentadoria e pensão por morte ao mesmo tempo. Mas só um deles é pago integralmente, sendo o de maior valor.




Voltar ao topo

Deixe um comentário