scorecardresearch ghost pixel



6 mitos e verdades sobre diabetes que você precisa saber

A dieta é fundamental no controle da doença. Porém é preciso ter atenção com as fake news acerca dessa condição para não cair em armadilhas.



A elevação da glicose no sangue, também conhecida como hiperglicemia, é a principal responsável pelo aparecimento do diabetes. Segundo informações da Sociedade Brasileira de Endocrinologia (SBEM), a doença de caráter crônico se dá em razão de defeitos na secreção de insulina (hormônio produzido pelo pâncreas).

Leia mais: Veja o que comer no lugar destes três alimentos que aumentam o risco de diabetes

As principais causas para o aparecimento da doença são sedentarismo e má alimentação. O médico endocrinologista e coordenador de Comunicação da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), Fernando Valente, declarou que a dieta é fundamental no controle da doença, porém é preciso ter atenção com as fake news ou inverdades acerca dessa condição para não cair em armadilhas.

6 mitos e verdades sobre o diabetes

Saiba a seguir o que é mito ou verdade em relação à doença e quais cuidados devem ser tomados:

1. Chá ajuda no controle do diabetes – Verdade

Dependendo do chá, como o de canela, por exemplo, é possível ajudar no controle do diabetes. Isso porque eles auxiliam na redução da glicemia e podem ser incorporados na dieta.

2. Quem tem diabete não pode comer fruta – Mito

A frutose, quando ingerida de maneira controlada, não prejudica a saúde de pessoas com diabetes. A dica de médicos especialistas é preferir as mais fibrosas, como laranja, pera, maçã e limão. Aquelas com maior índice de gordura, como o abacate, por exemplo, também são boas opções.

3. O consumo de mel à vontade – Mito

O mel é uma substância natural e bastante nutritiva. Mas, assim como as frutas, é necessário atenção com o consumo. Isso porque o alimento possui um alto teor de glicose e frutose, o que pode ser prejudicial para pessoas com diabetes.

4. É permitido beber socialmente – Verdade

Sim, mas com moderação e atenção. O consumo de bebidas alcóolicas não é totalmente proibido, mas pode ser perigoso para pacientes que fazem uso de insulina ou outro medicamentos. Neste caso, a dica é procurar um especialista para avaliar cada caso.

5. Não é permitido comer nenhum tipo de doce – Mito

Os doces, assim como o mel e as frutas, podem ser consumidos pelos diabéticos, mas com moderação. Só que o cuidado deve ser ainda maior, pois esses alimentos dificilmente terão fibras em sua composição. O mais recomendado é avaliar de perto cada caso e fazer um planejamento alimentar adequado, sem causar riscos à saúde do paciente.

6. Produtos light, diet e zero estão liberados – Mito

Alimentos considerados dietéticos podem carregar mais calorias em comparação aos normais. Isso acontece porque são incluídos na sua composição componentes para deixar os produtos mais saboroso. E isso pode acarretar em um grande risco para pessoas com diabetes, que ficam suscetíveis a doenças metabólicas e ao colesterol.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário