scorecardresearch ghost pixel



7 poderes desconhecidos do manjericão para o seu corpo

Conhecido como um tempero indispensável para o preparo de molhos e massas, o manjericão possui uma série de enormes benefícios ainda desconhecidos.



O manjericão é um tempero bastante versátil e que pode ser utilizado também como chá. Ou seja, não é só na pizza de marguerita ou no molho pesto que a tradicional folhinha verde cai bem. Entre os benefícios do manjericão (também conhecido como manjerona) estão a ação bactericida e as propriedades para a pele.

A erva também ajuda a melhorar a visão e a memória de quem a consome. Sem contar que muitas pessoas utilizam o manjericão como um produto desintoxicante e antisséptico. Outro ponto de destaque do vegetal está em seu agradável aroma, já que é rico em óleos essenciais. Dentre eles, pode-se destacar o eugenol, citronelol, linalol, citral, limoneno e o terpineol. Todas essas essências possuem propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.

Benefícios do manjericão para o corpo

Nativo de áreas tropicais da Ásia, o manjericão conto com alto teor de vitaminas A, C e K. Ele também oferece quantidades significativas de manganês, magnésio, cobre, cálcio, ferro e de ômega-3. Dessa maneira, a especiaria contribui imensamente para:

1- Reforçar o sistema imunológico

Algumas pesquisas apontam para uma capacidade do manjericão em aumentar em 20% a produção de anticorpos pelo organismo. Assim, ele oferece proteção contra artrite, cânceres, arma, alergias, gripes, viroses e resfriados.

2- Aliviar a tosse

Não é à toa que o manjericão costuma ser um dos ingredientes de xaropes naturais. Entre suas funções observadas está o alívio da tosse seca ou produtiva. Geralmente, recomenda-se um gargarejo com água que foi fervida na presença de folhas da planta.

3- Acalmar a mente

Mascar entre 10 e 15 folhas de manjericão por dia ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade. Faça isso até duas vezes por dia.

4- Melhorar a visão e a pele

Por ser rico em vitamina A, esse tempero ajuda a melhorar a qualidade da visão e da pele. Cerca de 100g de manjericão fresco por dia oferecem a dose recomendada para consumo dessa vitamina.

5- Aliviar mau hálito

Diversas pesquisas mostram que o manjericão melhora a saúde bucal e alivia o mau hálito.

6- Combater sintomas estomacais

O chá com folhas de manjericão é utilizado para diminuir os sintomas da azia, má digestão, refluxo gastroesofágico, entre outros.

7- Diminuir a pressão arterial

A diminuição do colesterol LDL (prejudicial) é outro benefício que o vegetal proporciona. Isso faz com que a pressão arterial seja regulada, por exemplo.

Por fim, o manjericão ajuda a melhorar a memória, o sistema nervoso central, trata problemas respiratórios e funciona como analgésico natural.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário