scorecardresearch ghost pixel



A empresa não pagou a contribuição ao INSS? Saiba como agir

Se a empresa não fez a sua contribuição ao INSS, você pode ficar no prejuízo com a Previdência Social. Confira como se proteger.



Quem trabalha de carteira assinada é considerado um segurado obrigatório. Isso quer dizer que todos os meses esse funcionário precisa contribuir com a Previdência. Mas, atenção: a contribuição é de completa responsabilidade das empresas, que devem repassar o valor ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Leia mais: Quem tem direito ao abono extra pago aos segurados do INSS?

Dessa forma, toda pessoa que tem alguma atividade remunerada é obrigada a contribuir com o INSS. Isso porque tais funcionários são segurados da Previdência Social. Ou seja, a contribuição mensal é o primeiro passo para garantir essa segurança.

Contribuição ao INSS

O pagamento da contribuição do trabalhador junto à Previdência é feito todos os meses. É por meio da guia da Previdência Social que o valor é descontado. Ou seja, a contribuição nada mais é que o valor que todos os meses vem descontado no contracheque como INSS.

O valor é calculado de acordo com o salário de cada trabalhador. Dessa forma, o INSS define uma porcentagem. Por exemplo, quem recebe entre R$ 1.100,01 e R$ 2.203,48 tem uma contribuição mensal referente a 9% do salário.

É sempre importante conferir se a empresa está em dia com o pagamento do INSS de cada colaborador. Para isso, cada trabalhador pode conferir como está a situação no Cadastro Nacional de Informações (CNIS).

Por ele é possível conferir todos os pagamentos feitos pela empresa, inclusive se algum deles estiver em atraso. O acompanhamento é essencial para garantir a segurança do trabalhador. Afinal de contas, todos os meses a porcentagem é descontada do salário dele. E precisa ter a destinação correta para evitar problemas com a Previdência na hora de pedir algum benefício, como a aposentadoria. Ou seja, perde a qualidade de segurado.

O acompanhamento também pode ser feito por meio do site ou aplicativo “Meu INSS”. Caso a empresa não esteja fazendo o pagamento correto, ela pode responder pelo crime de apropriação indébita.




Voltar ao topo

Deixe um comentário