scorecardresearch ghost pixel



Alerta: App baixado mais de 50 mil vezes rouba dados bancários de usuários

Você tem cuidado com os aplicativos que instala no seu celular? Saiba que eles podem conter malwares que ameaçam sua segurança bancária. Entenda!



O sistema operacional Android, por meio da Play Store, oferece uma grande variedade de aplicativos para download gratuito. E para garantir a segurança dos usuários, a loja dispõe de um antivírus nativo criado para identificar possíveis ameaças de apps maliciosos. Mas nem sempre ele funciona 100%.

Leia mais: WhatsApp modifica opções do status para facilitar controle de privacidade

Isso porque um novo malware começou a interceptar dados financeiros dos usuários ao utilizar como camuflagem a interface de um aplicativo de limpeza, conhecido como Fast Cleaner. Na descrição, ele promete otimizar e limpar o celular, tornando-o mais ágil e eficiente.

Ameaça foi baixada por mais de 50 mil pessoas

A descoberta da ameaça se deu pela empresa de cibersegurança móvel, ThreatFabric. Segundo ela, o aplicativo nocivo foi baixado mais de 50 mil vezes na plataforma antes que o Google descobrisse seu verdadeiro risco e evitasse que mais pessoas instalassem a ferramenta em seus aparelhos.

O malware foi identificado como Xenomorph, que é um trojan bancário desenvolvido para infectar aparelhos e roubar dados financeiros, como senhas de acessos, número de contas, histórico de transações, além de espionar notificações de conversas em aplicativos de mensagens. O foco eram usuários de Portugal, Itália, Bélgica e Espanha.

Veja a seguir a imagem da ferramenta na loja Android:

Ainda segundo a ThreatFabric, assim que o problema foi localizado, descobriu-se que a ameaça ainda não continha os mecanismos necessários para realizar ataques e interceptar dados de usuários Android. Ou seja, apesar de estar no aplicativo, ele ainda era inoperante.

Apesar de ainda estar com seu código-fonte em desenvolvimento, a recomendação é que os usuários desinstalem imediatamente o aplicativo Fast Cleaner dos aparelhos. Além disso, como forma de aumentar a segurança dos dados, outras dicas incluem alterar as senhas bancárias para acesso em apps e ativar a verificação de duas etapas do aparelho.




Voltar ao topo

Deixe um comentário