O abono salarial PIS/Pasep 2022 é um dos assuntos mais comentados do momento. Recentemente, o calendário oficial do programa teve início para os trabalhadores de empresas privadas por meio do PIS. Já a partir da próxima semana começam a receber os servidores de instituições públicas pelo Pasep.
Leia mais: PIS/Pasep: herdeiros podem sacar o benefício do familiar falecido?
Com o início das liberações, muitos brasileiros acabam perdidos em relação ao cronograma de repasse e também sobre o valor a ser sacado. Para ajudar na verificação das informações envolvendo o abono salarial, alguns beneficiários tem recorrido a um aplicativo gratuito encontrado no Google Play, chamado mPIS.
Aplicativo mPIS é confiável?
Em sua descrição na loja virtual, os desenvolvedores da ferramenta afirmam que o mPIS foi criado com o intuito de ajudar os usuários do PIS/Pasep na consulta do calendário de pagamento, saldo a receber, tirar dúvidas sobre os saques, dentre outros questionamentos que eventualmente podem surgir. Tudo de maneira rápida e fácil.
Mas será que a ferramenta é de fato confiável? Levando em consideração sua nota no Google Play, que é 4,7 de 5, é notável que o app tem agradado os usuários. Mas esse não deve ser o único parâmetro levado em conta quando o assunto envolve fornecer dados pessoais na internet.
De acordo com os criadores do mPIS, os dados coletados para a consulta do benefício não são armazenados em nenhum lugar e que existe total segurança na utilização da ferramenta, que opera apenas como um intermediador de dados.
Por outro lado, a Caixa Econômica Federal, encarregada de pagar o benefício, não possui qualquer relação com o aplicativo. Além disso, é possível consultar os valores do abono salarial, bem como movimentá-los de maneira oficial através do aplicativo Caixa Trabalhador (disponível para Android e iOS).
No caso dos funcionários públicos, que recebem em uma conta no Banco do Brasil, a verificação do saldo está disponível no site do banco ou pelo telefone 0800 729 0001. Para consultar o calendário do benefício, clique aqui.