scorecardresearch ghost pixel



Após revisão, mais 1,9 milhão de trabalhadores terão acesso ao abono PIS/Pasep

Governo estima que benefício ficará disponível para cerca dois milhões de pessoas a mais do que o previsto.



O abono salarial PIS/Pasep poderá ser resgatado por mais trabalhadores do que previsto até agora. O governo federal solicitou à Dataprev uma revisão nos cadastros do benefício de 2022, e a expectativa é que cerca de 1,9 milhão de pessoas a mais terão acesso aos valores.

Leia mais: Mudanças no vale-alimentação já têm data para começar a valer?

“Devido a inconsistências de informações da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), enviadas pelas empresas, foi necessário realizar um reprocessamento mais apurado das informações, trabalho em curso pela Dataprev. O objetivo é garantir o correto direito dos trabalhadores e evitar a necessidade de pedidos de revisões adicionais”, explicou a Dataprev.

Os dados serão analisados até o dia 15 de março, com divulgação dos resultados no portal Gov.br ou no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital até 16 de março.

“O governo federal reforça que todos os trabalhadores elegíveis receberão recursos da União”, acrescenta a empresa pública em nota compartilhada nas redes sociais do ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni.

A medida é inédita e deve incluir mais pessoas à folha pagamento do benefício, que em 2022 conta com mais 22,7 milhões de cidadãos.

Abono salarial PIS/Pasep 2022

O abono no valor de até um salário mínimo (R$ 1.212) é pago a quem exerceu atividade formal por pelo menos 30 dias no ano-base. Também é preciso ter recebido, em média, até dois salários mínimos por mês.

Os dois últimos requisitos para ter direito ao pagamento são: estar com os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais), e estar inscrito no PIS/Pasep há, no mínimo, cinco anos.

Os repasses do abono salarial tiveram início no dia 8 de fevereiro para os funcionários de empresas privadas (PIS) e em 25 de fevereiro para os servidores públicos (Pasep).

Calendário do abono PIS/Pasep

  • PIS

  • Pasep




Voltar ao topo

Deixe um comentário