scorecardresearch ghost pixel



Como garantir a aposentadoria do MEI com valor superior a um salário mínimo

A aposentadoria do MEI pode ser superior a um salário mínimo, desde que tenha aumento no valor mensal de contribuição ao INSS.



A aposentadoria é um dos benefícios do Microempreendedor Individual (MEI). Para ter esse direito é necessário contribuir regularmente com o Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). As regras de transição definidas pela Reforma da Previdência, em 2019, também valem para o MEI.

Leia mais: MEI terá mudanças no faturamento e número de funcionários em 2022?

Para se aposentar, os homens precisam ter 65 anos de idade. Já as mulheres devem ter 62. Outra exigência é ter 180 meses de carência, período que corresponde 15 anos de contribuição.

Aposentadoria MEI

A aposentadoria de um salário mínimo é direito de todo MEI que mensalmente contribuiu com 5% do valor do salário. Para se aposentar com valor superior a esse, o MEI tem que complementar a contribuição.

Caso seja essa a opção, o MEI deve pagar o valor adicional de mais 15% como contribuição mensal ao INSS. Dessa forma é necessário pagar a Guia da Previdência Social (GPS) separada do pagamento do INSS.

Se o MEI decidir pagar 15%, o valor final da aposentadoria vai levar em conta a média de todos os salários durante a contribuição. Ou seja, o cálculo vai puxar para cima o valor final definido para o benefício do INSS.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário