scorecardresearch ghost pixel



Aprenda a cuidar corretamente de sua samambaia em casa

Veja quais são os detalhes que vão fazer suas samambaias crescerem e se desenvolverem ao máximo. Aprenda a fazer um adubo caseiro incrível.



Ter uma samambaia grande e vistosa em casa é o desejo de muita gente. Afinal, embora o cultivo não exige tantas técnicas, cada detalhe é importante. Caso contrário, sua planta acabará se ressecando e morrendo pouco a pouco. Por isso, separamos algumas dicas de adubos caseiros e de cuidados gerais para samambaias.

Veja também: O que plantar em março para ter um jardim bonito e florido?

Receita de adubo caseiro para cultivar samambaia

Para fazer um ótimo adubo para samambaias, você precisará de 1 colher de torta de mamona e outra colher de farinha de osso. Esses ingredientes devem ser adicionados no substrato do vaso ou no solo uma vez por mês.

Se não tiver como fazer esses ingredientes em casa, você também pode optar por comprar algum fertilizante específico. Geralmente, quem cultiva esse vegetal gosta de utilizar adubos do tipo NPF 20-20-20. Trata-se de uma opção de fertilizante bem simples e que pode ser utilizado em muitas plantas.

Você também pode utilizar resto de legumes e verduras para fazer a fertilização do solo. O ideal é colocar cascas, polpa e o que mais sobrar dos vegetais em um recipiente com terra. Misture o conteúdo várias vezes ao longo de duas semanas e acrescente uma parte ao vaso de samambaia.

Dicas para que a samambaia se desenvolva bem

Depois de ter uma terra bem adubada para garantir os nutrientes que a planta exige, você precisa ter atenção a mais alguns detalhes.

– Iluminação

As samambaias são plantas que adoram luz, mas não diretamente. Para que não queimem e acabem morrendo, elas devem ser colocadas em local iluminado, mas protegido dos raios solares. Seria como se elas estivessem de guarda-sol na praia, por isso, utilize plantas mais altas para proteger as samambaias.

– Regas

Típicas de florestas tropicais, as samambaias adoram receber água, mas sem excesso. Regue sempre que sentir o solo seco. Prefira jogar água pela manhã, antes das 9h.

– Qual o melhor vaso?

O ideal é sempre plantar samambaias em vasos que tenham furos na base e que permitam o escoamento da água excedente. É normal que as samambaias já venham em vasos dessa maneira.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário