scorecardresearch ghost pixel



Atenção! Eleitores têm só até maio para regularizar título de eleitor

Os eleitores que têm pendências com a Justiça eleitoral precisam regularizar o título de eleitor até o mês de maio.



Os eleitores que forem votar neste ano têm até 4 de maio para regularizarem o título de eleitor. O prazo é definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e todo o processo pode ser feito pela internet. O serviço tem que ser feito por todos os eleitores que estão com algum tipo de pendência no título.

Leia mais: Concurso Polícia Civil oferece 2.500 vagas com salários iniciais de R$ 3,9 mil

O período de regularização dos títulos tem duração de seis meses. O cadastro eleitoral tem que ser fechado sempre com 150 dias da data das eleições, conforme consta na Lei das Eleições, de 1997.

Regularizar o título

Depois do prazo para regularizar o título, nenhuma nova alteração pode ser feita no cadastro do eleitor. Por isso o período é tão importante para que todos fiquem em dia com a Justiça Eleitoral.

Fora do prazo a única liberação prevista em lei é a emissão da segunda via do título de eleitor. Segundo o TSE, o período de regularizar o título tem que ser cumprido já que só assim é possível ter um verdadeiro retrato de todo o eleitorado brasileiro.

Neste ano as eleições são de presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais. As eleições estão marcadas para o dia 2 de outubro, sendo o primeiro turno.

Se você está em dúvida sobre a situação do seu título de eleitor no TSE, o primeiro passo é fazer uma consulta diretamente no portal do Tribunal. Se existirem débitos ou multas é necessário quitar as pendências para regularizar o título.

O pagamento é feito por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU). No portal do TSE os eleitores conseguem enviar os documentos digitalizados, assim como uma foto para validar as informações enviadas. O processo de regularização do título pode ser acompanhado pelo site do TSE.




Voltar ao topo

Deixe um comentário