scorecardresearch ghost pixel



Atenção: se for viajar com idosos, confira algumas dicas especiais

Ter mais de 60 anos não significa impedimento para nada. Contudo, é comum que com o passar do tempo, problemas de saúde surjam e necessitem de cuidados durante uma viagem.



Antes de entrar em detalhes sobre os cuidados de saúde para viajar com idosos, é preciso deixar uma coisa bem clara. Idosos podem viajar e curtir a vida sozinhos ou acompanhados, não é isso o que está em pauta aqui. Na verdade, o que deve ser levado em conta são as condições físicas e mentais de pessoas com idade mais avançada, a partir dos 60 anos.

Veja também: Passagem aérea: dicas para economizar na hora de viajar de avião

Existem várias histórias e relatos de pessoas com mais de 80 anos que ficaram centenas de dias desbravando o mundo. Aliás, idade avançada não é sinônimo de debilidade, muitos idosos deixam alguns jovens comendo poeira em questão de vitalidade. A japonesa Tamae Watanabe, de 73 anos, escalou o Mont Everest, o Kilimanjaro, o Mont Blanc e o Aconcágua. Essa é apenas uma história entre incontáveis.

Contudo, não é errado falar que a idade também acarreta alguns pesos a mais para o corpo. Afinal, depois dos 40 anos, o organismo tende a perder um pouco da capacidade muscular, por exemplo. Mais do que isso, a degeneração das células avança e pode sim resultar em certas limitações.

Cuidados que devem ser levados em conta em viagens com idosos

Caso o idoso não seja um desses seres humanos mega preparados para encarar aventuras, algumas questões devem entrar em cena. Os meios de transporte e os locais de estadia precisam ser levados em consideração. O ideal é buscar sempre os serviços que oferecem acessibilidade e mais conforto.

Pontos a serem levados em conta:

  • Hospede-se em quartos no térreo;
  • Evite escadas;
  • Fique em localização próxima aos pontos turísticos;
  • Procure acomodações de condução confortáveis e espaçosas;
  • Encontre locais próximos a hospitais, farmácias, restaurantes e mercados;
  • Evite épocas de grandes aglomerações;
  • Evite destinos que exigem longas caminhadas e esforço físico demasiado;
  • Faça uma mala apropriada com agasalhos e roupas arejadas.

Tenha cuidados com a dieta

A principal dica aqui é manter o corpo hidratado, bebendo bastante água. Além disso, evite comer de tudo um pouco, é preciso adequar a dieta local aos poucos. Evite ingerir comidas muito temperadas, gordurosas e doces de uma só vez. É possível experimentar, mas com consciência e moderação.

De olho nos horários

Acorde, coma e durma em horário regulados. Dá para aproveitar o turismo mesmo com horas certas para cada coisa. Aliás, se for preciso tomar alguma medicação, não esqueça de programar o despertador. É comum se distrair durante uma viagem e esquecer das responsabilidades cotidianas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário