Em janeiro deste ano, a Caixa Econômica Federal disponibilizou um novo repasse do Auxílio Emergencial específico para os pais solteiros, chefes de família, que tinham direito de receber o benefício.
Mas por diferentes motivos, muitas pessoas ficaram sem receber o pagamento retroativo, de forma que os valores ainda não foram depositados em suas respectivas contas.
Veja também: 2,2 milhões de pessoas poderiam receber Auxílio Emergencial retroativo
Os pais solos, por exemplo, que ficaram sem receber os valores do benefício em 2020, agora podem fazer a consulta para verificar se ainda tem algum valor do Auxílio Emergencial para receber em 2022.
Essa consulta é muito simples. Basta acessar o portal Dataprev, site usado durante todo o período de existência do programa. A página permanece no ar e permite que seja realizada a consulta para saber quem ainda tem parcelas retroativas a receber.
Sendo assim, após entrar no portal, clique em “Consulta Auxílio”, informe os seus dados pessoais e verifique as informações que irão aparecer na tela do seu celular, tablet ou computador.
Em seguida, se o valor do auxílio ainda estiver disponível para retirada, é só acessar a poupança digital social Caixa Tem e movimentar o dinheiro normalmente.
É importante lembrar que o valor retroativo que deve ser pago é referente apenas às cinco primeiras parcelas de R$ 600, que deveriam ter sido disponibilizadas no início do programa, podendo chegar a R$ 3 mil.