O Banco Central lançou o Sistema Valores a Receber (SVR), uma plataforma onde o consumidor pode consultar e solicitar a devolução de quantias esquecidas em instituições financeiras. A autarquia calcula que cerca de 24 milhões de brasileiros receberão R$ 8 bilhões de volta.
Leia mais: Não recebi o vale-gás nacional em janeiro, ainda posso entrar no programa?
A procura foi tanta que a plataforma saiu do ar apenas um dia após seu lançamento. Segundo o BC, a instabilidade será resolvida em breve e as consultas serão retomadas no dia 14 de fevereiro.
O serviço está disponível para pessoas físicas a jurídicas que têm direito a receber quantias por tarifas cobradas indevidamente, parcelas de empréstimos e valores remanescentes de contas antigas encerradas ou grupos de consórcio finalizados.
Passo a passo para consultar valores a receber
A partir do próximo dia 14, os clientes poderão acessar o sistema para fazer a consulta. Confira as instruções a seguir:
- Acesse o site do BC;
- Clique em “Minha Vida Financeira“;
- Toque em “Valores a Receber”;
- Escolha a opção em “Consulta ao Relatório Valores a Receber”;
- Informe seu CPF ou CNPJ para realizar a consulta;
- Os valores a receber aparecerão na tela (caso existam);
- Em seguida, acesse o portal Registato para descobrir em qual banco os recursos estão.
Feito isso, o cidadão poderá agendar o recebimento a partir do dia 7 de março. Nesta primeira fase do serviço, o Banco Central estima que R$ 3,9 bilhões serão devolvidos a mais de 24 milhões de pessoas.