scorecardresearch ghost pixel



BC libera consulta a dinheiro esquecido em bancos; Veja o calendário e como consultar

Pagamentos são agendados com base no ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa. Repasses terão início no dia 7 de março.



A consulta ao dinheiro “esquecido” em bancos pelos brasileiros foi liberada novamente pelo Banco Central (BC). Até então, o órgão havia interrompido a entrada ao serviço, pois o volume excessivo de acessos acabou derrubando o site da instituição.

Leia mais: TUDO sobre o novo site para consultar Valores a Receber do Banco Central

Agora, o atendimento foi retomado por meio de uma página específica vinculada ao BC, em que os cidadãos podem consultar se possuem ou não dinheiro a receber. A partir dessa primeira análise, o cliente do banco também recebe uma data para solicitar o resgate do saldo existente.

Segundo o BC, os pagamentos são agendados com base no ano de nascimento do cidadão ou da criação da empresa. Os valores esquecidos nos banco serão devolvidos a partir de 7 de março e preferencialmente por Pix. Confira o calendário abaixo!

Calendário do Banco Central – Valores a receber

Data de nascimento (pessoa) ou de criação (empresa) Período de agendamento (consulta e resgate) Data de repescagem (para quem perder a data agendada)
Antes de 1968 7 a 11/3 12/3
Entre 1968 e 1983 14 a 18/3 19/3
Após 1983 21 a 25/3 26/3

Como consultar valores a receber do Banco Central?

Veja a seguir o passo a passo para a consulta de recursos esquecidos em bancos:

  • Acesse o site Valores a Receber do Banco Central.
  • De acordo com a instituição, os clientes precisam do CPF, no caso das pessoas físicas, e do CNPJ, no caso das empresas, para saber se existem recursos esquecidos disponíveis para saque.
  • A página vai informar uma data para consultar os valores e solicitar o saque. Não esqueça de anotá-la.
  • Quando chegar a data informada, acesse novamente à página Valores a Receber.
  • Para o acesso, utilize o login Gov.br. Quem ainda não tiver, é preciso fazer o cadastro gratuito no site ou pelo app Gov.br (Google Play e App Store).
  • Depois do acesso, verifique o valor e solicite a transferência.

Conforme esclareceu o BC, a consulta inicial poderá ser realizada a qualquer momento. No entanto, caso o cliente não retorne novamente na data informada no primeiro acesso, ele terá de refazer a consulta inicial. A partir daí o sistema informará uma nova data para que seja realizado o resgate do dinheiro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário