scorecardresearch ghost pixel



Bélgica propõe semana de 4 dias de trabalho sem perda de salário

Governo da Bélgica permitirá que trabalhadores decidam por uma semana de trabalho reduzida sem que isso comprometa seu salário.



A Bélgica é um país conhecido por ter um dos mercados de trabalho mais rígidos do mundo. E para trazer um pouco mais de flexibilidade ao setor, um acordo recém-divulgado no país pretende oferecer mais tempo livre aos cidadãos.

Leia mais: Assaí oferece 330 vagas de emprego em 11 estados brasileiros

Na prática, a medida dá o direito de funcionários belgas realizarem uma semana de trabalho completa em apenas 4 dias, ao invés dos tradicionais 5. E o melhor, sem perda ou redução de salário.

Caso a empresa recuse a solicitação de um funcionário que quer uma semana mais enxuta de trabalho, a empresa deve explicar, por escrito, o motivo da negativa.

“O objetivo é dar às pessoas e às empresas mais liberdade para organizar seu horário de trabalho”, declarou o primeiro-ministro Alexandre De Croo nesta terça-feira em Bruxelas.

Incentivo ao emprego

Dados do Eurostat do terceiro trimestre de 2021 mostram que cerca de 71 em cada 100 belgas na faixa etária de 20 a 64 anos estão empregados. O número é menor em comparação à média da zona do euro, que é de cerca de 73.

Para mudar esse cenário, um acordo de coalizão federal, proposto por sete partidos da Bélgica, criou uma meta para a taxa de emprego no país: de 80% até 2030. A medida é fundamental para garantir a manutenção de pensões e o financiamento de futuros cortes de impostos.

As novas regras, vale dizer, também se aplicam aos trabalhadores de plataformas digitais, independente de como eles se enquadram nos contratos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário