scorecardresearch ghost pixel



BLOQUEADO: veja o que fazer para não perder o Auxílio Brasil

Beneficiários do Auxílio Brasil questionam o dinheiro bloqueado, já que muitos não receberam em janeiro. Veja possíveis causas e como resolver.



Nesta segunda-feira, 14, o governo federal começa mais uma rodada de pagamento do benefício Auxílio Brasil. Recebe primeiro quem tem o Número de Inscrição Social (NIS) de final 1. O pagamento segue até o dia 25 de fevereiro. Mas, alguns beneficiários ainda não receberam a parcela de janeiro e temem que o auxílio esteja bloqueado.

Leia mais: Mais de 556 mil novas famílias receberão o Auxílio Brasil em fevereiro

Segundo o Ministério da Cidadania, o que acontece é que muitas famílias foram incluídas recentemente no programa. Por essa razão, os dados ainda não foram atualizados no sistema para começar com o pagamento do benefício do Auxílio Brasil.

Auxílio Brasil bloqueado

Ainda de acordo com o governo, outro motivo do não pagamento é a correção do Auxílio Emergencial, criado no início da pandemia da Covid-19. Ou seja, a Controladoria Geral da União (CGU) fez um levantamento que identificou pagamentos irregulares do Auxílio Emergencial.

Dessa forma, pelo levantamento da CGU, o prejuízo para os cofres públicos passa de R$ 809 milhões. Assim, apesar de a informação ainda não ter sido confirmada, o entendimento é que alguns benefícios estão sendo bloqueados para as pessoas que receberam pagamentos irregulares do Auxílio Emergencial.

Por isso, a primeira orientação é conferir se recebeu alguma mensagem do Ministério da Cidadania pedindo a devolução de alguma quantia referente ao Auxílio Emergencial.

Caso isso não tenha acontecido, a orientação é que os beneficiários entrem em contato com o Ministério pelo 0800 707 2003 para conferir o motivo do bloqueio e o que é necessário ser feito para voltar a receber o benefício do Auxílio Brasil. Outra opção é por meio do site www.mds.gov.br




Voltar ao topo

Deixe um comentário