Cão feliz: 5 frutas que seu pet pode comer

Você sabia que existem frutas deliciosas que seu cão pode comer sem medo? Conheça quais são e dê um reforço para a alimentação do seu pet.



Alguns tutores gostam de variar na alimentação do seu cão e oferecer alimentos mais naturais para complementar a dieta. Mas uma dúvida comum é “será que meu pet pode comer frutas?”. A resposta é: sim, ele pode. Porém, não são todas. 

Veja também: 3 receitas de petiscos naturais para oferecer ao seu cachorro

Algumas frutas podem acabar causando intoxicação e alergia no seu pet, e  mesmo para frutas que são toleradas, uma dica interessante é seguir a regra 90/10 para os petiscos, 90% de uma alimentação com uma ração de qualidade, e 10% petiscos extra como frutas ou snacks.

Algumas frutas contêm nutrientes que não são encontrados na ração do seu cão, logo, podem representar um bom complemento, além do fato de que alguns tipos de frutas contêm mais água, beneficiando seu pet com uma hidratação extra nos dias mais quentes.

Porém, elas não podem nem devem ser usadas como substituição a refeição principal, pois é necessário também que seu cão consuma uma dose suficiente de proteínas. Após entregar a fruta para seu cão, é importante observar as fezes do cachorro, pois caso a consistência mude, isso pode ser um sinal de que seu estômago não tolerou bem o alimento, pois o alto teor das fibras presentes na fruta pode causar problemas intestinais.

Quais frutas meu cão pode comer?

  • Banana

A banana é rica em vitaminas, fibras e minerais, além de ser fonte de prebióticos, ajudando a melhorar a qualidade do pelo.

A fruta ajuda no funcionamento muscular e no fortalecimento dos ossos, na saúde do sistema imunológico dos cachorros, e o açúcar presente na banana ajuda a fornecer energia, porém é necessário atenção ao excesso, pois pode favorecer a obesidade nos cães.

  • Manga

Os cachorros costumam gostar muito de manga, pelo seu sabor doce. Essa fruta contém vitaminas, além de ser uma fonte de potássio, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

A manga pode ser consumida sem casca e sem caroço (atenção redobrada ao risco de engasgamento) e é importante que se tome cuidado com a quantidade, pois a manga contém muito açúcar, o que pode prejudicar animais com tendência ao ganho de peso.

  • Melancia

O cachorro pode, sim, comer melancia, sem as sementinhas e sem a casca, pois ela é uma fruta pouco calórica, e rica em nutrientes, o que faz dela um lanche ideal para oferecer ao seu cão nos dias quentes, porque favorece a hidratação. E uma curiosidade a respeito da fruta é que, de acordo com o American Kennel Club, a melancia é considerada um super alimento.

  • Melão

O melão é uma das frutas que mais possui água, e deve ser dada ao cão em pequenos pedaços, sem casca ou sementes.  Contém vitaminas, antioxidantes e é uma ótima fonte de fibras, sendo benéfico para os olhos e pêlos do pet, além de reduzir a inflamação no corpo e melhorar a saúde digestiva do bichinho.

  • Morango

O morango pode ser oferecido com casca e sem descartar as sementinhas e é altamente nutritivo, possuindo um teor considerável de vitaminas, além de ser rica em antioxidantes.

É uma fruta com muitos benefícios para o sistema imunológico dos cães e é um ótimo anti-inflamatório. 

Porém, é importante ressaltar que alguns animais podem ter sensibilidade ao morango e seu uso deve ser suspenso a qualquer sinal de alergia que o cão possa apresentar.




Voltar ao topo

Deixe um comentário