Cidadãos com idade a partir de 60 anos não precisam mais sair de casa para solicitar a Carteira da Pessoa Idosa. O documento que garante descontos e gratuidade em passagens de ônibus agora pode ser requerido pela internet.
Leia mais: 6 benefícios garantidos a aposentados e idosos que você desconhece
A carteira é um benefício assistencial da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS) e precisa ser renovada a cada dois anos. Com ela, o idoso pode fazer viagens em ônibus interestaduais com descontos acima de 50% ou até sem pagar nada.
Por decisão do governo, quem precisa renovar o documento pode fazer isso até julho deste ano, sem risco de perder o benefício até a próxima renovação. Esse processo também pode ser realizado pela internet.
O objetivo é evitar que os idosos precisem se deslocar durante o período de pandemia. Caso o cidadão encontre alguma dificuldade para usar o sistema digital, o atendimento presencial nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) continua disponível.
Como solicitar a Carteira do Idoso?
O benefício é exclusivo para pessoas cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), então o primeiro passo é fazer a inscrição no sistema. Além disso, o interessado precisa ter idade mínima de 60 anos e renda individual de até dois salários mínimos por mês.
Quem está dentro desses requisitos deve acessar o site https://carteiraidoso.cidadania.gov.br, preencher as informações solicitadas e emitir sua carteira digital.
Quando necessário, é só abrir o documento na tela celular. A carteira vem com um QR Code com código alfanumérico para validação do benefício junto às empresas de transporte.