scorecardresearch ghost pixel



Veja como pedir a sua carteira do idoso

A carteira do idoso é um documento gratuito e muito importante para quem está na terceira idade. Veja como adquirir.



A carteira do idoso é um documento para quem tem mais de 60 anos e garante vários benefícios previstos no Estatuto do Idoso. O documento é uma forma de facilitar o acesso e fazer valer os direitos. Mas, o que muitos não sabem é como adquirir a carteira. É o que a gente te explica hoje.

Leia mais: Conheça a nova idade mínima para conseguir a aposentadoria do INSS em 2022

Entre as vantagens da carteira do idoso está o transporte coletivo gratuito, tanto os urbanos quanto os semi-urbanos. E o documento também abre outras portas para quem está na terceira idade.

Carteira do Idoso

A carteira do idoso pode ser emitida de forma online, por meio do portal da Secretaria Nacional de de Assistência Social, do Ministério da Cidadania.

Para quem não tem acesso à internet, o pedido do documento também pode ser feito em qualquer unidade dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras).

Para fazer a carteira digital, além de ter mais de 60 anos, os idosos precisam ter o Cadastro Único (CadÚnico) do governo federal. Outra exigência é ter renda de até dois salários mínimos.

A carteira ajuda na comprovação da renda para ter acesso ao transporte interestadual gratuito ou também o desconto de 50% no valor das passagens.

O documento tem um QR Code que serve para verificar a validade da carteira. Para quem for fazer o atendimento presencial numa unidade do Cras é preciso levar os documentos pessoais, como CPF, além do Número de Identificação Social (NIS).

Porém, para quem fizer o pedido online a emissão é no mesmo momento. Já nos atendimentos presenciais no Cras, o prazo para receber a carteira do idoso chega em até 45 dias depois do pedido. De todas as formas, o pedido da carteira do idoso é gratuito.




Voltar ao topo

Deixe um comentário