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Cliente da Americanas, Submarino ou Shoptime deve tomar ESTAS atitudes para evitar prejuízo

Plataformas da holding Americanas S.A. saem do ar após "acesso não autorizado” aos servidores ser detectado.



Os sites dos e-commerces Americanas, Submarino e Shoptime estão fora do ar desde a madrugada de ontem, 20. A decisão de suspender parte dos servidores foi da controladora das marcas, a Americanas S.A., que afirmou ter identificado um “acesso não autorizado”.

Leia mais: Após ataque hacker, sites das Americanas e Submarino continuam fora do ar

A empresa ainda não confirmou a suspeita de ataque hacker, mas garantiu em comunicado que “atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível”.

Como o cliente deve agir?

Considerando que não é possível saber se houve vazamento de dados dos clientes, o especialista em cibersegurança e chefe de arquitetura de software na CTC, Fabio Covolo, deu duas dicas para os consumidores que têm contas nas plataformas. Confira:

Bloquear meios de pagamentos salvos: entre em contato com a instituição financeira para bloquear temporariamente cartões de crédito cadastrados nesses sites. Em muitos bancos, o processo pode ser feito direto pelo aplicativo.

Trocar senhas em outros sites: acesse outras plataformas em que você utiliza as mesmas senhas da Americanas, Submarino ou Shoptime e troque sua senha.

Essas duas atitudes deixam o cliente mais protegido caso seus dados tenham sido vazados durante a invasão. Mesmo que as credenciais tenham sido expostas, os cibercriminosos não conseguirão usar o cartão ou acessar outras contas do usuário.




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