scorecardresearch ghost pixel



CNH: confira o novo modelo da carteira de habilitação a partir de junho

O documento terá as cores verde e amarelo. Além disso, a nova CNH reúne ainda mais informações sobre os condutores.



A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está de cara nova. O documento começará a ser emitido em junho, mas o novo modelo já foi divulgado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Mas, atenção: os motoristas não são obrigados a fazer a troca para que o documento continue valendo.

Leia mais: Carros usados mais vendidos em janeiro de 2022

Ou seja, o modelo vai ser substituído aos poucos sem precisar trocar imediatamente para o novo padrão do Contran. Enquanto isso, os novos documentos que forem emitidos chegarão com a novidade, assim como a CNH em segunda via ou renovações.

Nova CNH

O anúncio da mudança no documento foi feito em dezembro do ano passado. A ideia é reunir ainda mais informações na CNH e facilitar a checagem dos dados pelas autoridades de trânsito.
A nova CNH continua sendo nos modelos digital ou físico. Essa escolha será feita pelos próprios motoristas, que podem optar por apenas uma das versões ou nas duas formas.

Nova CNH 2022
Nova CNH 2022

Agora a carteira passará a ter as cores verde e amarelo, como referência à bandeira do Brasil. Além disso, a nova CNH vai identificar o tipo de veículo que o motorista está liberado para dirigir. Essa informação vai ser destacada em uma tabela.

No documento vai constar uma imagem do tipo de veículo, assim como a categoria da CNH. Outra novidade é que a CNH vai indicar também se o motorista está com a carteira permanente ou definitiva. A informação vai ser identificada pelas letras P e D, respectivamente.

Além disso, a nova CNH informará se o motorista faz uso do veículo a trabalho. E se tem algum tipo de restrição médica para conduzir. O QR Code que já vinha em destaque nas CNHs do modelo anterior também será mantido no novo documento, com mais informações relevantes sobre o condutor.




Voltar ao topo

Deixe um comentário