O sistema de aplicação de provas teóricas e de reciclagem para obter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi atualizado pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). Agora, o candidato precisa realizar uma autenticação dupla usando biometria.
Leia mais: Prazo para enviar declaração do Imposto de Renda começa em 2 de março
A novidade chegou aos Centros de Formação de Condutores (CFCs) na última segunda-feira, 14. Além da biometria digital, que já era usada, os alunos também terão que validar a biometria facial para realizar as provas nos estabelecimentos.
A mudança foi implementada por meio do sistema e-CNHsp, utilizado por todos parceiros do Detran-SP, como médicos, psicólogos, diretores e instrutores de autoescolas. A validação dupla será solicitada no momento de abertura e conclusão do exame teórico ou de reciclagem.
“Um dos principais objetivos do Detran-SP é levar aos cidadãos ferramentas tecnológicas que facilitem suas vidas e que ofereçam benefícios cada vez mais transparentes. A dupla autenticidade biométrica traz mais segurança para todos os envolvidos no processo de habilitação e dispõe de uma importante ferramenta contra irregularidades na obtenção do documento”, afirma Neto Mascellani, diretor-presidente do órgão.
Obrigatoriedade
Todos os parceiros são obrigados a adotar o novo sistema e informar seus clientes sobre a necessidade de autenticação por biometria, especialmente nos casos de exame de reciclagem.
Caso haja necessidade de solicitar a exceção digital, o interessado deve comparecer a uma unidade do Detran-SP, do Poupatempo ou do Ciretrans (houve não houver Poupatempo). Só será possível agendar o exame após a aprovação do pedido.