scorecardresearch ghost pixel



Não tirou a nova CNH? Descubra se você pode ser multado por isso

Nova carteira de habilitação entrou em vigor no dia 1º de junho com mudanças no design e conteúdo a respeito do motorista. Veja as mudanças!



Entrou em vigor no dia 1º de junho o novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (nova CNH). O documento passou a valer em todo o território nacional, conforme a Resolução 886 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Com as mudanças, será preciso renovar o documento imediatamente para evitar multa? Saiba mais abaixo!

Leia mais: CNH grátis e fim da obrigatoriedade de autoescolas; o que mudou?

Mudanças na nova CNH

A atualização da carteira de motorista trouxe diversas mudanças, a começar pela adoção do padrão internacional, cujo intuito é facilitar a vida de de quem está em outro país. Outras alterações importantes tratam da questão da segurança, que agora foi reforçada para evitar fraudes.

Para isso, uma tinta especial fluorescente, além de itens que podem ser visualizados somente sob incidência de luz ultravioleta, são apenas algumas das novas implementações. O uso de QR Code, que já era disponível, foi mantido.

A nova CNH também traz mudanças na cor: além do verde predominante, partes em amarelo também foram incluídas. O local da assinatura do motorista foi recolocado abaixo da foto, bem como um quadro com silhuetas mostrando as categorias do veículos nas quais o condutor está apto a pilotar também fazem parte das novidades.

Uma tabela com observações do condutor, como restrições médicas e se ele trabalha com atividade remunerada no trânsito, por exemplo, são outras adições trazidas com a atualização do documento. Por fim, para fazer a distinção da versão provisória da definitiva, o novo design da CNH traz as letras “P” e “D”, respectivamente.

Veja a seguir a imagem da nova CNH 2022:

Nova CNH 2022

Mas, afinal, quem não atualizar o documento pode ser multado?

Não. Mesmo em vigor desde o dia 1º de junho, os motoristas não precisarão se apressar para trocar o atual modelo da habilitação por um novo. O que acontece é que a mudança do documento é feita de forma gradual, ou seja, quando necessária.

A princípio, os primeiros contemplados com a nova CNH são os que vão tirar o documento pela primeira vez ou quem precisar da emissão de 2ª via. Outro caso é quando for necessária a renovação do documento, em caso de CNH vencida.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário