scorecardresearch ghost pixel



Comer ovo faz colesterol e triglicérides aumentarem? Entenda de uma vez por todas

Uma dúvida que existe há muito tempo é relacionada aos benefícios de comer ovo. Afinal, ele aumenta ou não o colesterol e o triglicérides?



O triglicerídeo é uma molécula de gordura que pode ser encontrada na corrente sanguínea humana. Ela é gerada quando uma pessoa consome grande quantidade de alimentos açucarados, gorduras e álcool. O problema está no acúmulo dessa substância, que tem capacidade de provocar lesões e acarretar doenças cardiovasculares.

Veja também: Conheça as vantagens de tomar chá de pimenta e aprenda a fazer sua infusão

Para facilitar o entendimento, imagine que o corpo transforma as calorias excedentes da alimentação em triglicérides, que são essas moléculas de gorduras citadas.

Conforme o organismo precisa de calorias para obter energia, a gordura vai sendo queimada. Porém, se a pessoa não parar de ingerir alimentos calóricos e gordurosos, os lipídios em estoque jamais serão usados.

Danos que o triglicérides alterado por causar

Caso os níveis de triglicérides estejam altos demais, a pessoa pode acabar sofrendo com:

  • Diabetes tipo 2;
  • Hipotireoidismo;
  • Pancreatite;
  • Distúrbios metabólicos;
  • Obesidade;
  • Hipertensão;
  • Doenças cardiovasculares.

Para evitar todas essas situações, o ideal é manter o peso controlado, comer alimentos saudáveis e praticar atividades físicas. O que mais prejudica o paciente são as refeições hipercalóricas, como o consumo de carboidratos e gordura. Nesta hora surge a dúvida: o ovo pode aumentar o triglicérides?

Como o ovo influencia os níveis de triglicerídeos do corpo?

Para responder a essa pergunta, vale recorrer às pesquisas realizadas sobre o assunto. Uma delas analisou o comportamento orgânico de 116 homens com idades entre 32 e 62 anos. Eles apresentaram níveis normais de colesterol e triglicerídeos no sangue durante os últimos sete anos.

Os pesquisadores inseriram dois ovos frescos diariamente nas alimentações comuns por três meses. Na sequência, o ovo foi cortado da dieta por mais três meses. Como resultado, após os seis meses de estudo, os analistas ficaram surpresos.

Incluir ou excluir o ovo da dieta não interferiu nos níveis de gordura no sangue de nenhum dos participantes.

Consumo maneirado e sem óleo

Contudo, os especialistas sugerem que o consumo de ovo seja moderado, já que a gema é rica em gorduras e pode sim interferir nos níveis de colesterol se for consumida em abundância todos os dias. Porém, o ovo é extremamente nutritivo e deve compor a dieta, preferencialmente se for cozido.

Ovos fritos devem ser feitos com o mínimo de óleo possível. Dê preferência a manteigas para fritas, se for o caso. Isso ajuda a diminuir a ingestão de gordura saturada.




Voltar ao topo

Deixe um comentário