Como aumentar o nível da conta no Gov.br para consultar valores a receber de bancos

Plataforma gov.br adota sistema de níveis de autenticação de acordo com a quantidade de informações fornecidas pelo usuário.



A plataforma Gov.br possuir um sistema de selos de confiabilidade que termina o nível da conta: bronze, prata e ouro. Essas diferentes modalidades variam de acordo com a quantidade de informações fornecidas pelo usuário durante seu cadastro.

Leia mais: Valores ‘esquecidos’ em bancos: Confira o passo a passo para consultar

Para acessar o Sistema de Valores a Receber do Banco Central, que permite a consulta de quantias “esquecidas” em bancos, é necessário ser nível prata ou ouro. Quem deseja fazer a consulta e está abaixo desse patamar precisa atualizar suas informações.

Passo a passo para elevar o nível da conta

O nível bronze é concedido automaticamente após o cadastro do CPF e preenchimento do formulário básico. Ele também pode ser conquistado por meio do acesso à plataforma do INSS. Se você deseja aumentar o seu selo, existem quatro formas de fazer isso:

Pelo Internet Banking

  • Entre no portal Gov.br e clique na lista de selos de confiabilidade;
  • Encontre as opções de Internet Banking;
  • Clique na sua instituição financeira;
  • Faça o login com as credenciais seu banco;
  • Libere o acesso à sua conta para conseguir o selo

Por meio de validação facial

O usuário deve gerar e escanear um QR Code pelo app do Gov.br, de preferência usando um computador. Veja as etapas:

  • Acesse o Gov.br no computador e toque na lista de selos;
  • Escolha a opção de validação facial;
  • Clique em “Gerar QR Code” ;
  • Abra o app do Gov.br no celular e toque em “Ler QR Code”;
  • Aponte a câmera e faça a leitura;
  • Escolha a opção “Fazer reconhecimento facial” e posicione o seu rosto na área destacada;
  • Receba seu novo selo.

Pela SIGEPE

A terceira forma de autenticação é pelo Sistema de Gestão de Acesso do Ministério do Planejamento (SIGEPE):

  • Entre no portal Gov.br e toque na lista de selos;
  • Escolha a opção “Cadastro validado em base de dados de servidores públicos da União”;
  • Informe seu CPF e a senha do SIGEPE;
  • Receba o selo.

Por meio de Certificado Digital

  • Acesse o Gov.br e entre na lista de selos de confiabilidade;
  • Clique em “Cadastro validado por certificado digital”;
  • Ative o certificado via cartão ou token e toque em “Ler Certificado Digital”;
  • Libere o novo selo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário