scorecardresearch ghost pixel



Como cultivar suculentas: aprenda a escolher o melhor ambiente

Confira dicas para entender qual é o melhor ambiente para manter as suas plantinhas. Veja quais são os sinais que indicam mais ou menos luminosidade do Sol.



As suculentas estão em alta na aceitação dos consumidores e dos aficionados por plantas. Sua praticidade, baixo custo e facilidade dos cuidados conquistam qualquer um, ainda mais diante de tanta variedade e beleza. As suculentas são plantas tidas como protetoras de lares, segundo a cultura popular, o que fez essas plantinhas virarem xodó de muita gente.

Veja também: Entenda como as cinzas podem ajudar a cultivar suas plantas em casa

Além disso, muitos acreditam que elas trazem prosperidade para o local onde estão plantadas. Aliás, elas de fato têm uma alta capacidade de purificar o ar local e são plantas muito resistentes. Contudo, é preciso ter atenção a alguns cuidados básicos, como o local certo para o cultivo.

Como saber se o local das suculentas é adequado?

As suculentas conseguem se dar bem em qualquer ambiente. Existem espécies que preferem mais luz solar e outras que preferem menos. Há opções de suculentas que podem ser cultivadas na sombra, dentro da própria casa.  Para saber se a suculenta está se adaptando adequadamente preste atenção aos seguintes sinais:

Planta “pescoçuda”: se a suculenta começar a mudar sua forma original e alongar a haste, espaçando mais as folhas, pode ser sinal de precisa de mais luz. Esta é uma reação da planta para tentar buscar um pouco mais de luminosidade. Você perceberá que ela vai se deslocar em direção à região mais iluminada.

– Folhas queimadas ou secas: caso a suculenta apresenta as folhas enrugadas ou secas, pode ser sinal de que está precisando de sombra. Faça o teste e adeque suas plantas ao melhor ambiente possível para elas.

Cuidados para fazer suas suculentas durarem muito tempo

Como o próprio nome sugere, as suculentas têm uma grande capacidade de armazenar líquido. Suas folhas, talos ou raízes costumam ser mais grossas e bem fofinhas, por conta da alta hidratação. Não é à toa que muitas espécies vêm de locais de clima seco, como regiões da África. Aliás, as suculentas geralmente são vendidas próximas dos cactos, outras plantas que acumulam água.

Por serem bem resistentes, essas plantas têm um cuidado bastante simples. Aposte em um solo fértil, com boa luminosidade e tenha muita cautela quando for regar.

  1. Não precisa regar todos os dias, plantas adultas podem ser regadas duas vezes na semana;
  2. Quantidade de água deve ser reduzida, principalmente em vasos. Se acumular muito líquido na terra, as raízes podem apodrecer;
  3. Em vasos, coloque água com uma colher ou concha pequena. De verdade, não exagere;
  4. Evite regar as folhas, concentre-se nas raízes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário