scorecardresearch ghost pixel



Entenda como as cinzas podem ajudar a cultivar suas plantas em casa

Material inorgânico resultado de queimadas é altamente benéfico para os vegetais. Porém, é preciso tomar cuidado com excessos.



Um componente muito utilizado para adubar as plantas são as cinzas. Elas podem oferecer bem mais saúde aos vegetais, dependendo do objetivo e de qual planta se trata.

Além disso, as cinzas são materiais baratos que, inclusive, podem ser obtidos gratuitamente, em casa. Claro que não se pode utilizar as sobras de um churrasco, por estarem repletas de gorduras e materiais prejudiciais às plantas.

Veja também: Utilize vinagre no jardim para garantir que suas plantas e hortaliças cresçam

De modo geral, as cinzas resultam de sobras inorgânicas através da combustão. Ao queimar folhas, galhos, troncos, cascas e madeiras, a cinza se forma com resíduos do material original.

Ela é altamente nutritiva para o solo onde as plantas são cultivadas. Contudo, o excesso de cinzas pode também trazer problemas no lugar de beneficiar o vegetal.

Entenda o que as cinzas fazem com o solo

Após a queima de um material orgânico, os resíduos que sobram acabam sendo ricos em alguns minerais. As cinzas possuem, entre outros elementos, alto teor de potássio, magnésio e cálcio. Todos estes produtos são de vital importância para a nutrição do solo no cultivo de quase todos os vegetais mais comuns.

Aliás, orquidófilos costumam utilizar carvão puro (sem uso de churrasco) para plantar orquídeas. Isso já demonstra como o resíduo da queima é altamente nutritivo.

Um dos poderes que a cinza oferece é o de regular a acidez do solo. Outro benefício está aliado ao controle de pragas, como caramujos e lesmas, que podem destruir plantações pequenas.

Como utilizar as cinzas no adubo

A quantidade ideal de cinzas para adubação atinge seu limite perto de 100 gramas por metro quadrado. Ou seja, mais do que isso pode gerar prejuízos. Apenas uma polvilhada no vasinho ou no solo já basta para conseguir bons resultados.

Sempre prefira misturar as cinzas diretamente com a terra. Evita ao máximo encostar o material queimado nas plantas, em suas folhas ou caules. Feito isso, basta seguir com os cuidados corriqueiros para cultivar seus vegetais em casa e no jardim.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário